O mundo caminha cada vez mais para negócios chamados data driven. A análise de dados permite tomada de decisões cada vez mais acertadas e uma perspectiva mais ampla sobre os negócios, tornando-se uma peça chave para entender o andamento não apenas de uma empresa, mas de todos os segmentos. E para tanto, é necessário ter software e infraestrutura adequadas para coletar, filtrar e analisar os dados.
Quando pensamos em logística, a análise de dados é ainda mais importante. Por isso, a Vendemmia lançou sua plataforma digital, Vendemmia Analytics. A plataforma irá concentrar todas as informações logísticas dos processos contratados, além de permitir a comunicação rápida com nossos clientes e acompanhamento real time de todo o fluxo em um único ambiente.
Tecnologia e produtividade
A plataforma Vendemmia Analytics utiliza diversas tecnologias de inteligência artificial, machine learning, conectividade, entre outras. Antes de ser lançada, a ferramenta foi desenvolvida internamente, testada e homologada com clientes da Vendemmia por cerca de três meses.
O cuidado com a eficiência da plataforma está também no fato de contar com uma tecnologia única no país, que permite ser acessada online e por meio de aplicativo móvel, disponível para IOS e Android. “Acreditamos que as novidades tornarão a interação com os nossos clientes ainda mais ágeis e nos darão um ganho de produtividade em torno de 30%”, explica Luciano Ricci, sócio-fundador da Vendemmia. Veja o vídeo:
Eficiência e facilidade
Com a Vendemmia Analytics, as empresas podem tomar decisões baseadas em dados confiáveis e totalmente direcionados ao que realmente importa para cada setor. Além disso, a plataforma consolida, em um único lugar, todas as informações necessárias para se fazer a gestão de uma operação logística, de ponta a ponta, o que antes não era possível. Com isso, as decisões e planejamento podem ser pensados com base em dados que permitem não apenas reduzir custos operacionais e de produção, mas também evitar erros ou cruzamento equivocado de informações.
“Não temos hoje no país uma ferramenta que concentra todo o fluxo logístico em um único ambiente. Existem iniciativas parecidas, porém fracionadas. Nada com esse alcance de visibilidade do processo inteiro”, complementa Ricci. “Com a Vendemmia Analytics, nosso cliente pode acompanhar desde a retirada da sua carga no exterior até o traslado marítimo, chegada ao Brasil, desembaraço aduaneiro, armazenagem e entrega ao destino final com rastreabilidade e visibilidade”, afirma.
Atendimento mais próximo e expansão
Além da Vendemmia Analytics, também criamos um serviço de WhatsApp Business, no qual os clientes podem tirar dúvidas sobre a sua operação de forma rápida e na palma da mão. De acordo com Luciano Ricci, existe um plano para a Vendemmia expandir sua atuação e vender o serviço para o mercado logístico. “Depois que estivermos com a operação consolidada e com tempo de maturação, queremos que a Vendemmia Analytics seja uma plataforma para ofertarmos para outros operadores logísticos, ampliando nosso portfólio e também nossos mercados de atuação”, informa.
A Vendemmia Analytics, assim como o WhatsApp Business, foram pensados para ampliar ainda mais a atuação 4PL da empresa. “Ao trabalhar com diversos fornecedores logísticos, cada um deles vai olhar para uma parte da operação, buscando as mais diversas melhorias nessa etapa específica, o que pode levar a onerar os demais componentes da cadeia logística ou não se atentar para outras possibilidades. O 4PL traz mais benefícios fiscais, aduaneiros, logísticos e financeiros, com um vasto menu de possibilidades de serviços”, comenta Ricci. Veja como funciona:
Quer saber mais sobre o que é uma operadora logística 4PL? Faça o download do nosso e-book, “O que é uma empresa 4PL?”, e entenda quais são as principais características, vantagens e tendências desse setor que otimiza o gerenciamento do supply chain e traz mais eficiência às suas operações.