Lead time: entenda o papel da logística integrada no ciclo do cliente

Veja como o lead time influencia todo o supply chain e saiba como se beneficiar

Há pouco tempo, realizar um pedido e receber a entrega no mesmo dia era algo inimaginável. Hoje em dia, esse processo já é realidade. Não há mais dúvida de que um dos fatores mais importantes hoje quando pensamos em logística é o tempo. Saber que tudo está conectado e com informações real time fez com que esse tempo precise ser cada vez mais curto. Quando pensamos em Supply Chain Management, ele é calculado pelo chamado lead time.  

Em termos de satisfação e fidelidade do cliente, ambos aspectos estão intimamente ligados à rapidez com que os clientes recebem um pedido. A questão é que a satisfação – e, consequentemente a fidelidade – pode ser facilmente prejudicada por longos prazos de entrega. Esses prazos prolongados, por sua vez, podem levar a estoque morto, perda de receita e clientes insatisfeitos. 

Ao olharmos a cadeia de suprimentos, o lead time está justamente no cálculo entre o momento do pedido do cliente até o seu recebimento do produto. Portanto, reduzir ao máximo os prazos de entrega é fundamental para o sucesso do seu negócio. Não só isso, como também para aumentar cada vez mais a satisfação e a fidelidade dos clientes, tornando-os embaixadores da sua empresa e marca. 

O que é lead time?

Lead time é um termo usado no gerenciamento da cadeia de suprimentos que se refere ao tempo necessário para concluir um projeto ou processo. Portanto, cada elemento do seu supply chain tem seu próprio lead time. O lead time de produção, por exemplo, é a quantidade de tempo que se leva para fabricar e preparar o estoque para envio. Já o tempo que se leva para um pedido de matéria-prima ser entregue à fábrica é o lead time do material. Por sua vez, o tempo que uma fábrica recebe um pedido até a produção e entrega de produtos acabados é o lead time de produção.

Para o Supply Chain Management, o lead time é o tempo entre o momento do pedido do cliente até a chegada do produto a ele. O tempo que leva para concluir cada elemento de sua cadeia de suprimentos afeta seu planejamento de estoque e fluxo de caixa. Sendo assim, um lead time reduzido pode garantir mais eficiência em diversos aspectos, trazendo benefícios antes não observados, como:

  • Permite manter menos estoque em sua cadeia de suprimentos geral em diferentes estágios. Ao reduzir os lead times de material e produção, você pode otimizar seu gerenciamento de estoque;
  • Um lead time total mais curto também possibilita mais flexibilidade quando há mudanças repentinas no mercado;
  • Lead time reduzido garante mais dinheiro em caixa. Quanto menor o tempo total de entrega, mais tempo você terá para usar seu dinheiro disponível. Isso também permite reabastecer o estoque mais rapidamente e evitar a perda de vendas e clientes;
  • Caso fique sem o produto de que precisa devido aos longos prazos de entrega dos fornecedores, isso afetará a satisfação e a fidelidade do cliente, prejudicando muito o seu negócio a longo prazo. Os recursos da sua empresa também serão improdutivos, custando dinheiro e receita. O lead time reduzido no Supply Chain Management evita esse problema. 

Infelizmente, não importa a qualidade do seu produto, se demorar muito para alcançar seus clientes, eles não ficarão satisfeitos com seu serviço geral. Prazos de entrega mais longos também podem levar ao uso ineficiente de recursos, custos de expedição mais altos e estoques excessivos, o que pode drenar os fundos da sua empresa. Reduzir o tempo total de entrega, especialmente o tempo de atendimento do pedido, é fundamental para o sucesso do seu comércio eletrônico.

Como calcular o lead time?

Ao prever o estoque, você precisa levar em consideração o lead time. Como você calcula isso dependerá do contexto específico. Processos diferentes têm componentes diferentes, o que obviamente afeta sua duração total. Dessa forma, a fórmula que você usa para calcular o lead time também varia de acordo com as circunstâncias. O lead time de fabricação, por exemplo, precisa levar em consideração os lead times de pré-processamento (planejamento), processamento (compras e fabricação) e pós-processamento (despacho). 

Assim, podemos resumir da seguinte forma:

Lead time de fabricação = tempo de pré-processamento + tempo de processamento + tempo de pós-processamento.

Ao calcular o lead time no gerenciamento de estoque, dois fatores-chave a serem considerados são o atraso no fornecimento (o período entre o pedido e o recebimento do estoque) e o atraso no reordenamento (o período que você precisa esperar antes de solicitar suprimentos). Esses dois fatores, entre eles, abrangem o tempo que os fornecedores levam para processar e atender aos pedidos. Portanto, a fórmula para calcular o lead time de estoque é a seguinte:

Lead time = atraso no pedido + atraso no fornecimento.

Esses prazos de entrega podem ser calculados ​​com software de gerenciamento de estoque para definir datas de entrega, automatizando aspectos do processo. Alguns fornecedores podem aceitar pedidos apenas algumas vezes por semana ou mês. Isso significa que os varejistas precisam antecipar esse atraso na entrega para manter um estoque de segurança ou um estoque intermediário. O estoque de segurança permite que você atenda seus pedidos enquanto espera que o fornecedor reabasteça seu estoque. 

Agora, vamos supor que A leve 1 dia para levar a água em seu depósito. Isso faz com que o atraso no fornecimento seja de 1 dia. Nesse caso:

Prazo de entrega = Atraso no fornecimento (1 dia) + Atraso na reordenação (2 dias) = ​​3 dias

Para calcular o lead time total, então, é preciso apenas adicionar o tempo gasto em cada etapa:

Lead Time Total = Tempo de Pedido de Materiais + Tempo de Produção + Lead Time do Cliente.

Entretanto, pode ser um desafio prever quanto tempo levará para que seus itens sejam entregues porque o lead time varia de um fornecedor para outro. Atrasos na produção são inevitáveis ​​por causa disso. Uma coisa que você pode fazer para evitar esse problema é consolidar fornecedores para obter tudo o que precisa para sua produção ao mesmo tempo. Da mesma forma, contar com um provedor de logística integrada (4Pl) possibilita delegar todas as pontas da cadeia de suprimentos para um responsável especializado. 

O papel do 4PL no ciclo de produção

O lead time é um pilar central em toda cadeia de suprimentos. As empresas devem garantir que tenham uma compreensão sólida do lead time e que possam mantê-lo sob controle. Caso contrário, pode haver sérios efeitos indiretos, com consequentes atrasos para os clientes. A maioria das empresas, porém, considera um verdadeiro desafio controlar o tempo necessário para todo o ciclo de compra de um determinado produto, fabricação e entrega ao cliente final.

Por isso, empresas usam estratégias da cadeia de suprimentos para satisfazer seus clientes mais do que seus concorrentes. O motivo é que uma estratégia típica da cadeia de suprimentos busca alcançar um fluxo suave com o mínimo custo, o que garante também tempo reduzido de entrega em todas as pontas. Em um ambiente globalmente competitivo, as empresas preferem métodos como terceirização para desenvolver estratégias de cadeia de suprimentos que sejam consistentes com a proposta de valor.

A logística integrada permite assim o gerenciamento de toda a cadeia, de ponta a ponta, independentemente das transportadoras, despachantes de carga ou depósitos usados, por exemplo. Como contato central e único com o cliente, o 4PL tem responsabilidade geral pelo desempenho logístico e a capacidade de impactar toda a cadeia de abastecimento. 

Uma empresa que opera com 4PL está terceirizando o aspecto logístico de suas operações para profissionais especializados e com know-how para extrair o melhor de cada parte da cadeia de suprimentos, incluindo lead time. Isso porque um provedor de logística integrada atua com automação dos processos, garantindo uma comunicação real time em todas as pontas. 

A utilização de softwares para gestão da cadeia produtiva contribui para o planejamento estratégico da empresa, solucionando problemas como:

  • Informações não integradas;
  • Falta de planejamento para a aquisição de insumos;
  • Dependência de outras áreas para tomar decisões ou realizar atividades;
  • Lacunas de comunicação entre as áreas de estoque e compras;
  • Dados incorretos ou incompletos;
  • Estimativas incorretas para compras.

Fora isso, a má gestão do estoque pode ser desastrosa. Deixar de acompanhar seu estoque significa que você não saberá quando precisará solicitar novos produtos para enviar aos consumidores ou se ainda tem peças disponíveis para fabricação. Isso compromete totalmente o lead time da cadeia de suprimentos, especialmente caso a gestão esteja sendo feita sem automação ou controle de qualidade. 

A Vendemmia, por exemplo, possui uma plataforma digital própria, o Vendemmia Analytics. A ferramenta concentra todas as informações logísticas dos processos contratados, além de permitir a comunicação rápida com os clientes e acompanhamento real time de todo o fluxo em um único ambiente. 

Os resultados da análise de conjuntos de dados mostram o que a organização pode otimizar, quais processos podem ser melhorados e automatizados e também quais podem obter melhor eficiência, indicando da mesma forma o que é improdutivo. Com isso, o Vendemmia Analytics consegue, sozinho, dar conta de todas as informações necessárias, criando uma facilidade que antes não era possível. 

Além disso, a empresa é hoje a única empresa do setor 4PL que consegue operar por meio de estruturas próprias, como trading, transporte e armazenagem. Isso maximiza os ganhos do supply chain com benefícios fiscais, tributários, aduaneiros e financeiros. 

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