KPIs: como medir os indicadores de logística

Saiba como calcular os principais dados da cadeia de suprimentos

Tão importante quanto obter dados corretos do supply chain, é que eles sejam confiáveis. Dados incorretos ou incompletos podem não apenas invalidar todo o esforço empregado, como levar todo um planejamento ao erro. Isso traz custos e perdas de grandes proporções. Por isso, ao utilizar KPIs, é preciso também saber como extrair as informações da maneira certa. 

Um Indicador-Chave de Desempenho (KPI) é uma medida prática e objetiva do progresso em direção a uma meta predeterminada. Mapear os KPIs da cadeia de suprimentos e da logística melhora o desempenho de todo o processo e apresenta também as mudanças necessárias. Para isso, inclui métricas de produção, estoque, compras, armazenamento, transporte, embalagem e atendimento ao cliente.

Dentro de uma empresa, as cadeias de suprimentos ajudam a vender produtos por meio de todos os canais possíveis. Eles exigem certos fatores, como precisão do pedido e entrega pontual e sem danos. Dessa forma, pequenos erros podem causar grandes problemas. Por exemplo, o pacote errado ser enviado para o cliente errado. Como é possível prever, isso resulta em críticas negativas e solicitações de reembolso.

Os KPIs permitem que você monitore os processos de sua cadeia de suprimentos para identificar quais aqueles que precisam ser aprimorados. Mais do que isso: como chegar a esses dados da maneira correta.

Quais são os KPIs do supply chain?

Antes de tudo, é preciso entender quais são esses indicadores. Para definir seus KPIs da cadeia de suprimentos, você deve primeiro definir os parâmetros de desempenho específicos necessários para as operações de rastreamento. Esses parâmetros revelam informações úteis, como precisão do pedido, custos, relação estoque/vendas e velocidade do estoque.

Essencialmente, esses KPIs atuam como benchmarks que ajudam a rastrear as métricas operacionais do seu negócio e revelam a eficácia com que ele está atingindo as metas. Além disso, permite que você faça projeções futuras com base no progresso que está fazendo.

Caso sua empresa planeje tomar decisões de negócios relacionadas à expansão e ao desenvolvimento de negócios ou mesmo melhorar o atendimento de pedidos da sua empresa e as operações de envio ou gerenciamento de armazém, seus KPIs facilitarão o rastreamento. Especificamente, eles revelarão quaisquer deficiências, permitindo que você aproveite seus pontos fortes para melhorar suas operações da cadeia de suprimentos. 

Basicamente, os dois principais objetivos das métricas da cadeia de suprimentos são aumentar a produtividade e melhorar a satisfação do cliente. Portanto, para garantir que o objetivo não seja desviado, é essencial identificar os indicadores da cadeia de suprimentos mais importantes para sua organização específica. Confira neste artigo quais os 5 principais KPIs do supply chain

Como medir as KPIs de logística?

As principais preocupações dos responsáveis pela logística de uma empresa são obter o número certo de recursos no momento certo, transportá-los para o local correto em boas condições e entregá-los ao cliente. A má gestão logística, portanto, pode facilmente impactar os resultados da empresa. Para operar com o menor número de interrupções, os profissionais devem medir e monitorar de perto os KPIs de logística.

Dessa forma, como você cria um programa de KPI de logística para o seu negócio? Em primeiro lugar, é preciso identificar suas metas para o programa de KPI. Que perguntas você está tentando responder? Alguns exemplos para isso são:

  • Com que frequência o produto é entregue com atraso ou danificado?
  • Quantas vezes há falta de mão de obra?
  • Os veículos de transporte estão sendo usados ​​em sua capacidade total?

Agora, também é um bom momento para definir os diferentes processos nos quais sua equipe de logística está envolvida e certificar-se de que as perguntas que você está fazendo incluam todos os aspectos do seu negócio. Sendo assim, é necessário definir metas alcançáveis ​​e razoáveis ​​para cada KPI. Esses benchmarks podem vir de padrões do setor ou simplesmente de seus dados históricos, se disponíveis. 

Basicamente, é preciso atentar para: transporte, estoque, entrega e custos. Vamos ver como calcular cada um. 

Cálculo para entregas e pedidos

Facilmente, o indicador mais importante para medir a eficácia de uma cadeia de suprimentos, o KPI do chamado “pedido perfeito”, é um composto de várias métricas vitais que fornecem informações sobre diversas áreas do processo de atendimento de pedidos. Ele também pode ajudá-lo a rastrear suas operações de armazenamento e entrega, gerenciar custos e avaliar a satisfação do cliente.

Alguns dos componentes mais importantes do KPI de “pedido perfeito” incluem:

Entrega no prazo: determina a porcentagem de entregas de vendas feitas no prazo.

Entrega completa: acompanha a porcentagem de entregas de vendas feitas corretamente, ou seja, o cliente certo recebeu o pacote certo.

Entrega sem danos: também conhecido como entrega integral, sua finalidade é calcular o número de vendas encomendadas que chegou em perfeitas condições.

Documentação precisa: mede a porcentagem de entregas de vendas que foram entregues aos clientes com documentação precisa. Esses documentos incluem principalmente faturas comerciais, etiquetas, listas de embalagem e notificações avançadas de remessa (ASNs). 

Taxa de precisão do pedido: mede o número de pedidos que são processados, enviados e entregues perfeitamente e sem contratempos. Ou seja, aqueles que contemplam todas as métricas acima. A precisão do pedido desempenha um papel direto nos custos operacionais. Uma baixa taxa de precisão do pedido leva a produtos devolvidos e perda de receita. O cálculo, portanto, é:

Taxa de precisão do pedido = número de pedidos perfeitos/número total de pedidos

O KPI de “pedido perfeito” pode ajudá-lo a determinar a satisfação do cliente. Por exemplo, se você tiver uma porcentagem baixa de entregas no prazo ou sem danos, isso indica que seus clientes não estão recebendo seus pedidos no prazo. Esses componentes também revelarão custos adicionais incorridos ao dar reembolsos e oferecer devoluções aos clientes.

Cálculo de transporte

Além de desenvolver finanças fortes e gerenciamento de estoque eficaz, os profissionais de logística devem ficar de olho no transporte. O método mais eficaz de fazer isso é identificar tendências e acompanhar os principais indicadores de desempenho da logística de transporte.

Número de remessas: monitora o número de pedidos que são enviados para fora do depósito. A análise dessa tendência fornecerá à equipe de logística uma visão das horas mais movimentadas do mês ou do ano. Os gerentes de logística podem usar essas informações para aumentar a mão de obra e, consequentemente, aumentar a receita.

Taxa de retorno do caminhão ou tempo médio de espera: mede o tempo desde quando um caminhão de entrega entra no armazém para coletar ou entregar produtos até quando ele sai da instalação. Essa métrica é uma medida da eficiência de carga e descarga da empresa e deve ser mantida baixa.

Para este cálculo, temos:

Taxa de retorno do caminhão = tempo na saída do caminhão – tempo na entrada do caminhão

Outro KPI que também mede quão bem uma instalação funciona é o tempo médio de espera ou o tempo médio de permanência. Semelhante à taxa de retorno do caminhão, o tempo médio de espera mede a duração do tempo perdido pela transportadora enquanto espera pelo carregamento ou descarregamento. Em outras palavras, essa métrica mede a fluidez do fluxo de trabalho de envio e recebimento, podendo ser calculada da seguinte forma:

Tempo médio de espera = tempo no envio/recebimento do produto – tempo na entrada

Em um negócio competitivo, qualquer medida de economia de custos pode somar e dar uma vantagem à organização. Portanto, quanto maior a definição no transporte, menores os custos operacionais.

Cálculo de custos e finanças

Finanças saudáveis ​​são a espinha dorsal de cada operação bem-sucedida e a logística não é exceção. Portanto, priorize os KPIs financeiros e monitore-os de perto, incluindo principalmente custos, como o custo por libra (peso). Seu cálculo pode ser feito da seguinte forma:

Custo por libra = custo do envio/peso do envio (libras) 

Da mesma forma, outros KPIs financeiros podem trazer o máximo de luz para a operação interna do negócio, como o de índice operacional. 

Índice operacional: mostra a relação entre o valor da receita e o custo operacional da operação do negócio. O cálculo é o seguinte:

Índice operacional = despesas operacionais totais/receita total

Um índice operacional baixo é preferível, pois indica lucros mais altos. Um líder financeiro experiente sempre terá como objetivo encontrar maneiras criativas e sustentáveis ​​de reduzir os custos dos negócios (por exemplo, comprar a granel versus itens individuais) para aumentar a taxa operacional. 

Cálculo de estoque e armazenagem

A tendência desse KPI levará a uma investigação mais profunda sobre as ineficiências da linha de produtos, estoque e armazém. Reduzir prazos pode ajudar a minimizar os riscos de estoque excedente e desatualizado. Se você perceber que essa métrica está diminuindo, significa que menos do seu capital operacional está vinculado ao estoque. Em outras palavras, sua empresa está ficando financeiramente mais enxuta. Para isso, é preciso entender os dias de fornecimento de estoque.

Dias de fornecimento de estoque: este KPI ajuda você a rastrear a quantidade de estoque em seu armazém para que você possa reabastecê-lo a tempo antes que a demanda aumente. 

Você pode monitorar e analisar essas informações diariamente e tomar medidas para reabastecer os estoques imediatamente. O cálculo é o seguinte:

Dias de fornecimento de estoque = estoque disponível/uso diário médio do estoque

Medir estoque é um bom indicador da robustez de uma empresa quando se trata de lidar com interrupções inesperadas na cadeia de suprimentos.

Com tantos dados e métricas, é preciso também ter cuidado para não se perder. Para isso, a Vendemmia criou sua própria plataforma digital, a Vendemmia Analytics. A ferramenta permite acompanhar todo o processo de importação, armazenagem e transporte de perto, desde a coleta com o fabricante, em qualquer lugar do mundo, até a chegada ao Brasil, armazenagem dos produtos e a entrega. 

Por meio de seu dashboard, é possível consultar informações e métricas importantes, permitindo filtrar a sua pesquisa por: empresa, processos por etapa, canais de parametrização, modais e tipos de processo. Ao lado dos filtros, também se pode selecionar o período que quer avaliar. 

A Vendemmia Analytics também permite visualizar todas as etapas da cadeia logística, de diferentes formas, incluindo buscas de acordo com a referência do processo. Uma facilidade para garantir relatórios dinâmicos e precisos de cada KPI.

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