Os desafios da gestão de pessoas na logística e como vencê-los

Entenda a importância da humanização no trato de profissionais e suas equipes

A boa gestão de pessoas no setor logístico exerce forte influência na otimização da cadeia de supply chain. As provedoras de logística, especialmente de 4PL, integram diferentes funções do setor que podem ser divididas em primárias e funções de apoio. As funções primárias mais importantes são transporte, estoque e produção de gerenciamento de pedidos, assim como fornecimento de recursos materiais e informativos. As funções de apoio consistem em armazenamento, processamento de frete, embalagem, logística reversa e pós-venda. 

Os profissionais do setor logístico, por sua vez, representam uma das partes mais essenciais dentro dessas funções. Investir em gestão de pessoas, assim, é fundamental para obter mais benefícios dentro de todo o processo. Geralmente essa visão é negligenciada por boa parte das empresas, que estão apenas focadas em números e dados. O planejamento de gestão de pessoas no setor, porém, pode aumentar a eficiência e solucionar muitas das dificuldades enfrentadas pelas empresas ao lidar com ações e funções logísticas. 

Integrando processos e pessoas

Existem fortes interdependências entre a gestão do supply chain e a gestão de pessoas. Portanto, é difícil identificar onde começa um e termina outro, assim como é difícil adaptar políticas de RH coordenadas que contemplem departamentos funcionais. Com isso, muitas logísticas profissionais carecem de conhecimento e experiência nessa área tão complexa. Para que essa gestão seja eficaz, é preciso atentar principalmente a dois aspectos:

 

  • Visão integrativa: criar programas e treinamentos integrativos, multifuncionais e entre empresa e cliente que possibilitem a fluidez do produto, de forma rápida e responsiva, por meio da empresa e de seus processos. 
  • Habilidade de recursos humanos: aproveitar o poder das políticas de RH para garantir que os programas e os processos logísticos sejam implementados de forma eficaz.

 

A gestão de pessoas é o vetor por meio da qual o conhecimento e a habilidade criam valor. Isso por um motivo simples: as coisas não têm conhecimento e habilidade, mas as pessoas sim. Por isso, os treinamentos para diferentes tipos de profissionais são essenciais para o sucesso dos processos logísticos. 

 


Motivação e criatividade

O sistema motivacional como remuneração material e imaterial dos funcionários em logística não está claramente estabelecido porque os acordos coletivos, as condições fiscais e o desempenho financeiro se sujeitam às mudanças frequentes e aos impactos no ambiente externo da empresa. Dentro desse cenário, incentivar o desenvolvimento da criatividade dos profissionais de logística pode trazer resultados positivos para as empresas. 

Uma empresa que inova constantemente e amplia o leque de soluções logísticas, mantendo foco em qualidade, pode expandir a sua posição no mercado. Isso é feito também com investimento na gestão de pessoas dentro do setor. Em um ambiente competitivo, empresas dependem diretamente do desenvolvimento de três aspectos fundamentais de seus colaboradores:

  • Recursos
  • Conhecimentos 
  • Habilidades 

A motivação para fomentar esses aspectos depende muito da gestão de pessoas. Ela desempenha, assim, um lugar cada vez mais proeminente dentro das ações logísticas. Embora muitas empresas ainda possuam dificuldades em aplicar ações voltadas às pessoas, a qualidade dessa gestão fornece suporte para obter vantagens competitivas, aumentando a produtividade e os resultados financeiros.


No vídeo ao lado, o sócio-fundador Rafael Puglia explica as ações que estão sendo implementadas pela Vendemmia nessa área.  

 

Qualidade de vida e proximidade

Portanto, é cada vez mais importante perceber que a gestão de pessoas engloba também a saúde mental e física. A Vendemmia oferece uma área dedicada para relaxamento, além de cursos de meditação. Da mesma forma, opera apenas com equipamentos elétricos para redução de som e poluição dentro de suas instalações. Isso porque o acolhimento e a valorização do ser humano fazem parte das ações sociais na empresa por meio de diálogo aberto e escuta ativa.


Ações voltadas à gestão de pessoas possibilitam que provedoras de logística integrada consigam também oferecer mais benefícios. A humanização e a transparência que a Vendemmia adota se estendem, dessa maneira, aos seus clientes que, além de contarem com a expertise da empresa em 4PL, encontram uma parceria de acolhimento e proximidade, tornando o relacionamento saudável, leve e duradouro. Assim, é possível alinhar os objetivos estratégicos entre todos os colaboradores, elevando a produtividade e, consequentemente, aumentando a motivação de todos. 


Por isso, a importância dos fatores humanos na atividade logística de cada empresa passa pela necessidade de criar a estrutura adequada de seus colaboradores e o cuidado em manter sua cultura organizacional em linha com os recursos humanos disponíveis. 



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