Como se preparar para a Black Friday

Confira como a logística pode ser uma vantagem antes, durante e depois do evento

Desde de que passou a ser adotada pela maioria das lojas e marcas no Brasil, a Black Friday se tornou um dos principais eventos do varejo no ano. Junto do Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia das Crianças, a data é aguardada com ansiedade tanto por consumidores quanto pelos lojistas e fabricantes. Além disso, sua proximidade com o fim do ano faz com que cada vez mais consumidores estejam atentos às famosas promoções e vantagens comumente ligadas à BF. Só que, por outro lado, isso também exige uma organização logística cada vez mais preparada. 

Assim, a preparação para a Black Friday começa bem antes do evento em si. Mas isso por si só não garante o sucesso para sua empresa. Muitas mercadorias têm seus fabricantes e estoque em continentes diferentes do local de onde o pedido é feito. Da mesma forma, o transporte opera de maneira diferente quando se trata da logística da Black Friday e também da Cyber ​​Monday – evento que já se tornou quase tão grande quanto a BF. 

Com os volumes de vendas online aumentando a cada ano na temporada de festas, as cadeias de suprimentos em todos os lugares estão se preparando para lidar com o fluxo desafiador de clientes e negócios. Isso porque a Black Friday e o Cyber ​​Monday não significam apenas ótimas ofertas para todos, mas são dias (na verdade, semanas) que também significam períodos de pico para logística e seus negócios.

Dessa forma, a Black Friday e o Cyber ​​Monday podem se tornar um desafio para sua logística se você não planejar com antecedência. Sua cadeia de suprimentos, por exemplo, pode desacelerar quando houver atrasos no porto. Além disso, a demanda pelos chamados slow-moving items pode aumentar inesperadamente quando estão com desconto. Portanto, é preciso estar pronto para alguns cenários de exceção.

Controle de estoque

Agora, é  preciso pensar nas operações atuais do armazém durante o período do evento. Com isso, simplesmente acompanhar os pedidos não é o suficiente. As empresas precisam de um controle de estoque mais aprimorado para obter uma vantagem competitiva e, assim, responder melhor a todas as demandas dos consumidores e ainda garantir a lucratividade.

É essencial, portanto, que os gerentes de operação tenham softwares que lhes permitam fazer alterações no sistema para melhorar os fluxos de trabalho sem intervenção de outras equipes, como o TI. Muitos pacotes contam com tecnologias de rastreio e identificação e a falta de um controle ágil e eficiente pode significar que pedidos cheguem tarde demais ou nem sequer cheguem. 

Tecnologias para gerenciamento de armazém precisam, dessa maneira, dar aos gerentes a capacidade de adaptar todas as suas necessidades com base em seus próprios requisitos de negócios. Isso significa um armazém preparado para lidar com essas tecnologias e com o aumento da demanda no período. 

É importante, portanto, considerar a adoção de sistemas WMS, que podem ser integrados aos Sistemas de Gerenciamento de Transporte (TMS) para fornecer uma transição perfeita da embalagem para o envio. Isso pode gerar economias imediatas nos custos de envio, oferecer a melhor rota para os clientes e fornecer detalhes de rastreamento instantâneos. Os clientes esperam receber todos os detalhes do envio, incluindo o status. Uma combinação de TMS e WMS, assim, melhora a experiência do cliente.

Preparo para receber grandes volumes

O planejamento é essencial para garantir que todos os níveis de desempenho permaneçam altos e que as interrupções sejam mínimas nas operações do armazém. Por isso, é vital analisar os dados anteriores para obter uma indicação do que esperar durante o período do evento. Um bom WMS tem indicadores de desempenho-chave (KPI), relatórios e histórico de tempo em tudo. Isso garante que você tenha todos os fatos sobre produtos e funcionários.

Dessa forma, é possível planejar e se preparar para o aumento de volumes, que atinge picos próximos aos do natal em muitas ocasiões. Um sistema WMS facilita o treinamento de novos funcionários e permite que a equipe atual execute uma variedade de funções diferentes. Com a validação do código de barras, o fluxo é muito mais rápido e menos propenso a erros. 

Isso permite que o gerenciamento seja dimensionado perfeitamente conforme necessário para demandas de volume, incluindo picos não previstos, mudança de direcionamentos conforme o mercado atua e outros cenários típicos da Black Friday. Assim, o controle do armazém pode atuar para agilizar todo o processo e garantir entregas mais rápidas, algo imprescindível. 

Transporte eficiente

Os dias em torno da frenética Black Friday e da temporada de Natal são especialmente agitados, com viagens incessantes para todos os lugares. Isso impacta diretamente a entrega de produtos e mercadorias, visto que as estradas estão mais congestionadas nesse período, assim como os aeroportos. 

Esse aumento do tráfego junto com a busca por descontos e oportunidades da Black Friday se desencadeia no final de novembro, mas está chegando cada vez mais cedo. Por isso, garantir rotas eficientes, uma frota preparada e alternativas para possíveis problemas são fatores essenciais para que tudo o que foi otimizado durante o processo de armazenamento não seja perdido. 

Isso devido ao fato de que os clientes, principalmente os de e-commerce, já se acostumaram a receber suas compras em um prazo muito curto, de um a no máximo três dias após o pagamento. Assim, as operações de agenciamento de cargas precisam ser totalmente eficazes para atender à demanda de hoje.

Para garantir a eficiência no transporte, dessa maneira, é preciso continuamente adaptar e ajustar as previsões de entrega. Ainda que a Black Friday demande aumento de entregas, caminhões ociosos ou um planejamento ruim significa perdas, mesmo que as entregas sejam feitas em dia. 

Contar com um parceiro logístico especializado

A Black Friday envolve praticamente todas as áreas de uma empresa. As demandas não se concentram apenas em vendas e, dependendo da área de atividade, significa aumento de produção e de ações em toda a estrutura. Este é um momento estressante para todas as empresas, mas é importante lembrar que sua equipe também está sentindo a tensão. 

Por isso, é importante contar com um parceiro logístico especializado que possa não apenas ajudar no aumento de demandas do período, como também contribuir para um planejamento correto em todas as pontas da cadeia de suprimentos, prevendo possíveis problemas e otimizando cada parte com conhecimento e know-how. 

A Vendemmia, por exemplo, atua com logística integrada com experiência em soluções avançadas que possibilitam resolver todo tipo de problema de forma eficiente, em qualquer estágio do processo logístico. Isso resulta em redução de gastos, mas também no correto investimento dos recursos, algo extremamente importante em períodos como a Black Friday. 

Além disso, a empresa é a única do setor que possui uma plataforma tecnológica própria, a Vendemmia Analytics, que traz em um único ambiente toda a visibilidade da cadeia, além de operar com estruturas próprias, incluindo armazém. Desta maneira, a eficácia é aumentada, pois as áreas podem tomar decisões baseadas em dados confiáveis e totalmente direcionados ao que realmente importa para cada setor. 

A Vendemmia Analytics consegue, sozinha, dar conta de todas as informações necessárias, criando uma facilidade que antes não era possível. Com isso, as decisões e o planejamento podem ser pensados em torno de dados que permitem não apenas reduzir custos operacionais e de produção, mas fazer isso de maneira concentrada, evitando erros ou cruzamento equivocado de informações. Algo que representa uma vantagem sem igual quando pensamos em planejamento para a Black Friday. 

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