Liderança em logística: uma ponte para o futuro

No mercado atual, a liderança desempenha um papel crucial, especialmente diante das transformações tecnológicas e sustentáveis em curso, por isso, é essencial acompanhar essas mudanças e desenvolver habilidades específicas para liderar na área da logística.

Quando o assunto gira em torno do mercado de trabalho e das atualizações a partir da 4ª Revolução Industrial, muito se fala sobre os novos modelos e paradigmas do fazer laboral.

Pensar sobre os meios de produção na contemporaneidade exige não apenas uma visão ampla e controle absoluto de todas as etapas, mas também entender de que forma os líderes se inserem como condutores estrategistas de equipes e resultados.

É certo que qualquer entrega é realizada por um time multidisciplinar que irá incidir em toda a estrutura do planejamento de produção. No entanto, qual a verdadeira importância de quem conduz essa estrutura?

No post hoje, abordaremos o tema da liderança em áreas como a logística e quais os melhores caminhos para chegar a um futuro de exímia qualidade e excelência.

SUMÁRIO

  1. O papel da liderança no mercado contemporâneo
  2. Liderança e sustentabilidade
  3. Líder em logística: habilidades e competências

O papel da liderança no mercado contemporâneo

O Mercado 4.0 – ou 4ª Revolução Industrial – trouxe consigo novos paradigmas e formatos de pensar, estruturar e executar modelos de negócios nas empresas de todo o mundo.

Hoje, somos orientados pelo universo digital, espaço que permite uma interconectividade de forma ágil e em tempo real. Isso quer dizer que, embora a passagem do tempo permaneça a mesma que antigamente, agora, o fluxo de informações e as tomadas de decisões precisam ocorrer com maior velocidade.

Com a inserção da Inteligência Artificial no ambiente corporativo, obtivemos uma otimização dos processos, uma vez que, neles, houve a implantação de etapas automatizadas e geridas por robôs, através de elementos como Machine Learning, Big Data, plataformas inteligentes e etc.

Todas essas transformações revelam a iminência da queda das lideranças dentro dos planejamentos e equipes de trabalho? De forma alguma! No entanto, é necessário que os líderes acompanhem e se tornem proficientes na revolução tecnológica, galgando assim uma gestão denominada de Liderança 4.0.

Para isso, é preciso lançar mão de uma educação continuada e alcançar habilidades e competências imprescindíveis para assumir o papel de líder 4.0. Dentre elas está a questão do desenvolvimento sustentável.

Liderança e sustentabilidade

Como abordamos anteriormente, na proeminência de temáticas que se tornaram imprescindíveis para o bem estar social, está a questão da sustentabilidade. Comumente, ela é associada a abordagens relacionadas ao meio-ambiente. Entretanto, se faz possível pensar o desenvolvimento sustentável em diversas áreas, inclusive no papel da liderança.

A adoção de uma prática de liderança sustentável traz inúmeros benefícios, como a capacidade de reter bons funcionários na empresa, executar projetos de forma mais eficaz e proporcionar um ambiente de trabalho saudável e harmonioso.

Um líder sustentável mantém o equilíbrio de todo o ecossistema corporativo, além de colaborar com a economia empresarial, promovendo o crescimento do negócio e criando oportunidades financeiras e sociais.

A utilização de uma metodologia sustentável, permite atuar em níveis estratégicos, táticos e operacionais, aliando tecnologia, colaboradores e stakeholders externos, com metas, propósitos e ações sociais, ambientais e progressistas de toda a empresa.

Seguindo os princípios da ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa), somente um líder sustentável consegue estabelecer um conjunto de ações e boas práticas para transformar a empresa em uma instituição sustentável, socialmente consciente e, claro, bem gerenciada.

Lideranças em logística: habilidades e competências

Imergindo no universo da logística, sabemos que o papel do líder é de extrema importância para garantir a eficácia dos processos e operações.

Aqui na Vendemmia, os nossos profissionais, além de conhecimento técnico, apresentam uma série de habilidades e competências que garantem o sucesso das nossas entregas. Veja algumas delas:

  1. Gestão com foco nas pessoas: Como sabido, um líder de logística é responsável por controlar todo o processo das operações, passando pela armazenagem, transporte e distribuição de produtos. No entanto, os nossos líderes possuem o adicional de manter qualidade operacional com foco em toda a equipe que irá executá-la. Dessa maneira, há a promoção de um ambiente harmonioso e com transparência de comunicação em todas as etapas;
  2. Desenvolvimento de equipe: Como complemento da primeira habilidade que os nossos líderes possuem, aqui, na Vendemmia, também há o desenvolvimento de equipes. Assim, ocorre o que chamamos de times multidisciplinares, onde cada profissional é responsável pela sua área de atuação, mas possui uma visão integrada e completa de todas as etapas;
  3. Redução de custos operacionais: O amplo controle e desenvolvimento de equipes permite que os nossos líderes aliem eficiência de time com redução de custos operacionais, já que todos os membros da mesma possuem capacidade para avaliar e evitar desperdícios, aprimorando os processos de cada etapa e monitorando tudo em tempo real, com compartilhamento de problemas e informações no geral;
  4. Ações voltadas para inovação e melhoria das experiências dos clientes: Com a definição e alinhamento de uma equipe focada em compartilhar informações de todas as etapas logísticas, os nossos líderes contribuem com a melhoria das experiências dos clientes, uma vez que as entregas são realizadas com eficiência e qualidade. Estamos o tempo todo atentos às inovações que surgem no mercado, aprimorando as nossas técnicas e desenvolvendo planejamentos tangíveis e com foco em resultados;

Como você pode notar, para assumir uma Liderança 4.0 é necessário estar a par com as novidades que surgem diariamente no mercado corporativo e implantar uma gestão eficiente, tecnológica e, sobretudo, estimulante.

Ser líder é ter em mente algumas palavras de ordem como definição de metas e objetivos, comunicação clara, capacitação e treinamento de equipes, reconhecimentos e incentivos e foco na solução de problemas e imprevistos. Todos esses pontos, sem sombra de dúvidas, podem ser vistos nos profissionais da Vendemmia, bem como em nossos produtos. Para saber mais, entre em contato com a gente clicando aqui.

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