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Fretes de Importação subindo da Ásia para o Brasil, mas existem alternativas interessantes para reduzir os custos de frete

Redução de Custos de Frete: Estratégia Inteligente para Importação da Ásia para o Brasil

Nesta semana, verificamos uma situação inédita no mercado de fretes de importação da Ásia; historicamente, os fretes para os portos do Sudeste (porto de Santos e portos de Santa Catarina) são mais baratos do que os fretes para os portos do Nordeste e isso é facilmente explicável, pois os portos de Santos e de Santa Catarina são atendidos em viagem direta, sem transbordos.

Ocorre que as informações atuais dão conta de que, mesmo sendo atendidos via transbordo, os fretes dos portos do Nordeste estão mais baratos do que os do Sudeste, o que é incomum.

Temos hoje uma média de fretes para os portos do Sudeste de US$ 2.500,00/cntr 40’ contra um frete médio de US$ 2.300,00 para portos do Nordeste (Salvador, Suape e Pecem). E, entre as explicações, temos: (i) a grande procura por navios diretos, com transit time mais curto, principalmente após o feriado chinês, e (ii) o volume represado pela parada do feriado e a oferta maior de espaço nos navios que fazem transbordo na Europa com transit time maior.

Os fretes estão, neste momento, em tendência de alta com armadores realizando blank sailings, diminuindo com isso a oferta de espaço. Para as cargas destinadas aos Portos do Sudeste temos uma sugestão interessante aos clientes que podem aceitar um transit time maior (aproximadamente 16 dias a mais), escoando seus containers pela rota com transbordo via Europa, com uma excelente redução de frete entre US$ 900 e US$ 1.000/cntr.

Estamos sempre buscando as melhores alternativas para os nossos clientes.

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