Quando o assunto é frete internacional, quem atua no setor do comércio exterior precisa estar constantemente atento para adotar estratégias mais adequadas e, principalmente, para buscar antever possíveis obstáculos às operações, até como forma de transformar instabilidades em oportunidades para reduzir o custo operacional logístico. E isso envolve levar em consideração fatores sociais, econômicos e políticos.
Sabemos que escolher o frete certo é crucial, mas também sabemos que a questão não envolve somente a distância entre remetente e destinatário, vai além, também envolve a problemática de uma economia global instável que influencia diretamente os preços dos fretes.
De modo geral, o valor do frete pode ser ajustado de acordo com a necessidade do cliente, no entanto os aspectos comerciais, volumes e frequência impactam diretamente nos preços, além de nunca deixar de lado a velha máxima da “lei da oferta e procura”, falta de contêineres e por último, mas não menos importante, os fatores externos.
Lá em 2020, vimos a pandemia da Covid-19 iniciar uma das piores crises no setor logístico global. A suspensão da produção na China, e posteriormente nos outros países, acometeu os serviços de transporte de tal forma que, quando houve a retomada, a alta demanda por insumos e matérias-primas, produtos e transportes acarretou um aumento dos fretes jamais observado no setor.
Outros fatores externos também influenciaram – alguns ainda seguem influenciando – como congestionamento nos portos, recessão na Europa e nos EUA, Guerra RússiaXUcrânia, greve dos caminhoneiros, crise e instabilidade no preço dos combustíveis, oscilação econômica e divergência política.
No entanto, passada a euforia da retomada pós Covid-19, o mercado de fretes enfrenta hoje o inverso, e dados recentes da AEB-Associação de Comércio Exterior do Brasil destacam que as empresas que atuam no setor de fretes marítimos se viram obrigadas a reduzir os preços para continuarem competitivas.
Assim, a verdade é que devemos estar sempre atentos quando o assunto é o custo de fretes internacionais, até porque isso permite uma melhor compreensão da dinâmica que gera as mudanças das rotas com um número maior de armadores. E embora a expectativa seja pela queda de preços, especialistas dizem que ainda é incerto esperar uma normalização no setor, mas alegam que a persistência nos gargalos de embarques e desembarques na logística internacional pode estar sinalizando para a normalização dos custos operacionais com transportes.
Por isso, aqui na Vendemmia, contamos com profissionais qualificados na área de logística para lhe auxiliar de forma cautelosa e buscando as mais adequadas estratégias, pois o processo de importação exige planejamento e acompanhamento constante do que acontece não somente em nosso país, como também no mundo todo.
Para essas e outras questões atinentes ao tema e ao cenário atual do Comércio Exterior, bem como, interpretativas e de estrutura legal, a equipe Vendemmia está pronta para lhe auxiliar em seus desafios.
Não percam os próximos passos!
O QUE MAIS VOCÊ GOSTARIA DE VER AQUI?
Tem alguma curiosidade ou informação que gostaria de ver no newsletter?
Existe algum produto ou serviço que você queira obter mais detalhes?
Envie sua pergunta, sugestão ou informação para consultoria@vendemmia.com.br
Até a próxima Edição!