Transformação Digital

A transformação digital exige e possibilita às empresas diferentes formas de gerar valor. Tecnologias emergentes como computação quântica, realidades imersivas e blockchain fomentam ecossistemas disruptivos, criando ambientes de trabalho mais produtivos e transparentes. Inovações como leitura de pensamento por pulso estão expandindo a interação homem-máquina, mesclando sinapses elétricas e químicas. O futuro é repleto de oportunidades para as empresas que conseguirem criar tecnologias humanas, integrando novas tecnologias aos humanos de negócios.

Transformação Digital no contexto empresarial

A transformação digital é um processo motivado pelo avanço tecnológico, que promove progresso e remodela arranjos culturais, produtivos e pessoais. No universo empresarial, incentiva organizações a mudarem sua forma de operar e entregar valor aos clientes. A digitalização encurtou sensivelmente o tempo de maturação das novas tecnologias, o que significa um ambiente de negócios em constante reconfiguração. Em mercados mais competitivos e inovadores, como o da própria tecnologia, a disrupção é logo ali. 

Neste contexto, a máxima “toda empresa é uma empresa de tecnologia, e todo profissional também” nunca foi tão verdadeira. Todo desenvolvimento empresarial é tecnológico, de certa forma. Para acertar no presente, é preciso monitorar as tecnologias e projetar seus desdobramentos nas próximas duas décadas, pelo menos. Neste prazo, o horizonte que vislumbramos é a consolidação das tecnologias humanas.

Tecnologias Emergentes e seus impactos potenciais

Em 20 anos, com auxílio da computação quântica, passaremos dos dispositivos para realidades imersivas às interfaces neurais, combinando as tecnologias sintéticas expandidas a uma consciência humana mais desenvolvida, para gerar as tecnologias humanas. Essas tecnologias serão a base de novos ecossistemas disruptivos e, simultaneamente, uma camada de proteção contra algoritmos independentes com, digamos, más intenções. Vamos explorar algumas dessas tecnologias e especular sobre seus impactos no ambiente de negócios.

Tecnologias imersivas

As tecnologias imersivas estão se tornando as portas de entrada para o metaverso, um conceito antes restrito à ficção científica. Estes multiuniversos digitais fundem realidades, criando experiências sem barreiras físicas. No universo empresarial, isso significa a possibilidade de criar ambientes de trabalho completamente novos e personalizados para atender às necessidades específicas de cada momento.

Por exemplo, os escritórios infinitos, que já são utilizados por algumas empresas e particulares. Com o uso de óculos de realidade virtual (VR), é possível ser transportado para um escritório virtual próprio, ou disponibilizado pela empresa. Isso concede bastante flexibilidade e agilidade ao trabalho. A realidade imersiva cria também clones digitais, ou avatares, que podem te representar em apresentações ou aulas, em qualquer lugar e idioma, multiplicando a produtividade.

Nessa mesma linha está a holoportação e o compartilhamento holográfico em realidades mistas. Com essas tecnologias, é possível projetar uma versão realista de si mesmo e interagir como se estivesse fisicamente presente. Isso pode facilitar a comunicação empresarial, permitindo reuniões e colaborações mais eficazes, com a mescla perfeita de virtualização e presencialidade.

A realidade virtual também pode ser um arrojado meio de transporte. Ambientes e objetos físicos podem ser reproduzidos e visitados, em experiências digitais imersivas. É possível viajar ao interior de uma célula, participar de um congresso no vácuo do espaço e experimentar a ausência de gravidade, acompanhar de perto eventos históricos passados, manipular o protótipo de algum novo utensílio etc. O limite é a criatividade, basicamente.

Quântica e Registro Distribuído 

A computação quântica, com seu potencial para realizar cálculos complexos em uma fração do tempo necessário para a computação binária, promete revolucionar diversos setores. No universo empresarial, suas aplicações podem encontrar novas formas de modelar dados financeiros e isolar fatores de risco, realizando cálculos que levariam 10 mil anos para serem processados na computação binária em apenas três minutos.

O blockchain, por sua vez, surge como uma tecnologia de transparência radical, que funciona registrando transações distribuídas em blocos de dados encadeados. Os protocolos de blockchain serão a base da Economia da Confiança, exigindo dados altamente organizados e processos radicalmente transparentes. Isso representa uma poderosa força de combate à corrupção nas organizações.

Interfaces neurais e Hyperloop

A leitura de pensamento por pulso e a transmissão de pensamento são outras duas tecnologias emergentes com potencial disruptivo. Pensamentos geram micro movimentos, que serão capturados por uma pulseira que reconhece um clique e possibilita navegar na internet com comandos feitos pelas mãos ou mente. Além disso, os avanços na restauração das funções sensorial e motora e no tratamento de distúrbios neurológicos um dia poderão levar à transmissão de pensamento consentida. Essas tecnologias têm o potencial de transformar a forma como interagimos com a tecnologia e uns com os outros.

Por fim, mesmo ainda em estágios iniciais, há o transporte quase instantâneo via Hyperloop, em viagens por levitação eletromagnética e na velocidade do som. A sensação é quase a de um teletransporte, devido ao pouquíssimo tempo que se passará em trânsito. 

Tecnologias Humanas

A desmaterialização provocada pela transição digital implodiu barreiras físicas, como a distância geográfica. Como efeito, democratizou acessos e colocou cara a cara uma pluralidade de pensamentos antes desconhecida. Para parte da humanidade, esta realidade levou à busca por educação, por uma necessidade de compreender a complexidade em seu entorno. Ou seja, não só as máquinas estão em acelerado desenvolvimento. Tem muita gente preocupada em expandir seu autoconhecimento e consciência. São os “novos humanos” ou, no contexto empresarial, os “humanos de negócios”. O fator humano que nos distingue das máquinas é justamente o que nos permite integrar com as novas tecnologias, dando origem às “tecnologias humanas”.

As tecnologias humanas sustentam os valores do bem-estar, do convívio com as diferenças e da informação livre. Os humanos de consciência expandida são menos susceptíveis à manipulação algorítmica e estão resguardados da aplicação mal-intencionada da inteligência artificial e similares. A convergência desses novos humanos e das novas tecnologias está dando origem a novas formas de trabalho e novos ecossistemas. Grandes organizações têm contribuído proativamente para esta reconfiguração do mercado, oferecendo programas educativos de conscientização e qualificação, que formam novos humanos de negócios e os capacitam em tecnologias humanas. 

A Transformação Digital e o Futuro dos Negócios

A transformação digital, impulsionada pelo avanço tecnológico, está remodelando o universo empresarial, reestruturando as organizações e a geração de valor aos clientes. Com a rápida maturação das novas tecnologias, o ambiente de negócios está em constante mutação e a disrupção é uma realidade iminente.

As tecnologias emergentes, desde as realidades imersivas até as interfaces neurais, estão abrindo caminhos e criando oportunidades. Elas estão alterando a forma como trabalhamos, comunicamos e interagimos com o mundo ao nosso redor. No entanto, para aproveitar ao máximo essa transição, empresas e profissionais precisam se adaptar e evoluir, fazendo convergir os aspectos únicos do fator humano com as novas tecnologias para formar as tecnologias humanas.

A transformação digital é a incorporação de novas tecnologias pelo homem, sem dúvida. Mas também é, sobretudo, uma mudança de mentalidade. É reconhecer que a tecnologia é uma parte indissociável de nossas vidas e dos negócios, e que ela tem o potencial de nos levar a novos patamares de inovação, prosperidade e bem-estar. O futuro é digital, e as possibilidades são infinitas – para quem está disposto e preparado.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Últimas notícias