Segundo a ABIQUIM-Associação Brasileira da Indústria Química, a importação de produtos químicos da China, dentre os quais muitos insumos importantes à indústria química brasileira, cresceu 70% (setenta por cento) no primeiro semestre de 2023, de forma que esse mercado tem se mostrado cada vez mais atrativo.
E o número expressivo se dá por motivos diversos, sendo que podemos citar alguns relevantes, como: (I) os impactos da pandemia na indústria química mundial; (II) o recuo da produção nacional de químicos de uso industrial; (III) a queda nos preços internacionais dos químicos, inclusive acentuada pela guerra RússiaXUcrânia; e (IV) as medidas de proteção e barreiras adotadas pela Europa e Estados Unidos aos produtos chineses.
Entretanto, ao mesmo tempo que falamos de um mercado atrativo, inclusive do ponto de vista econômico – estima-se que as importações brasileiras de produtos químicos totalizaram US$ 41,9 bilhões nesse período, também falamos de um segmento burocrático, que possui características próprias e, por isso, demanda um cuidado redobrado não só nos processos industriais que envolvem produtos químicos, como também em todo processo logístico da importação desses produtos (recebimento, transporte, armazenamento, manuseio etc).
Assim, considerando as medidas necessárias e o rigor das regras para esse tipo de operação, ainda que pareça extremamente complexo, podemos afirmar que quando os procedimentos são seguidos corretamente dentro da lei e atendem às normas regulatórias vigentes, a oportunidade de negócio pode, sim, dar muito certo.
Nesse sentido, destacamos aqui 03 (três) pontos cruciais ao processo logístico de produtos químicos:
1. Tratamento Administrativo e/ou Licença de Importação
Cumpre mencionar que a importação de produtos químicos deve passar por uma análise (Tratamento Administrativo e/ou Licença de Importação), e, a depender dos tipos de insumos – considerando grau de impacto ambiental, periculosidade e/ou contaminação, sua autorização pode advir de vários órgãos anuentes, como: (I) MAPA-Ministério da Agricultura; (II) ANVISA-Agência Nacional de Vigilância Sanitária; (III) IBAMA-Instituto Nacional do Meio Ambiente; (IV) Polícia Civil e Federal, e, em alguns casos, até mesmo Exército, dentre outros. Esse processo prévio assegura que a operação se viabilize de forma legal e em atendimento às diretrizes regulatórias vigentes.
2. Transporte e Medidas de Contenção
Outrossim, quando falamos do transporte de produtos químicos, além dos documentos exigidos pela legislação brasileira, como, por exemplo, a FISPQ-Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos, é importante que a transportadora tenha um atendimento especializado, em nível nacional, à contenção de eventuais acidentes/emergências envolvendo produtos químicos, para os fins de evitar quaisquer danos ambientais oriundos do transporte desses produtos.
3. Armazenamento correto, seguro e eficiente
Por fim, no que tange ao armazenamento correto, seguro e eficiente dos produtos químicos, vale reforçar que isso não só envolve o acondicionamento correto de substâncias delicadas, como também precisa envolver a adoção de medidas para prevenção de acidentes que visem garantir segurança aos colaboradores, mitigar os riscos envolvidos na atividade e eliminar prejuízos ambientais e materiais. Nesse ponto, além do atendimento especializado à contenção de eventuais acidentes/emergências envolvendo produtos químicos, destaca-se ainda a importância de se assegurar que os armazéns contem com um profissional responsável (no caso, técnico químico) para auxiliar nesses cuidados.
Obviamente, sabemos que o tema engloba muitos outros tópicos relevantes já que não estamos tratando de uma importação comum, pois, a depender do tipo de produto, as empresas envolvidas no processo precisam contar com uma estrutura (física e/ou atividades econômicas pertinentes e regulamentação correta), providenciar o registro do item em um órgão específico, bem como deter Alvarás específicos e/ou Certificado de Licença de Funcionamento e/ou autorizações do Exército e da Polícia Federal, por exemplo.
Então, muito além de uma oportunidade atrativa de negócio, é preciso atentar-se a todos os cuidados que envolvem uma operação com produtos químicos. Por essa razão, é tão importante contar com a parceria de uma com know-how em todo o processo logístico que envolva produtos químicos, como é o caso da Vendemmia.