Logística Verde: Sustentabilidade na Cadeia de Suprimentos

Conheça as estratégias essenciais da logística verde e como elas estão impulsionando a sustentabilidade empresarial

Sabe-se que a logística é uma parte essencial das operações de qualquer empresa, abrangendo desde a obtenção de matérias-primas até a entrega final aos clientes. Não por outra razão, nas últimas décadas, vimos o crescimento exponencial do comércio internacional e, com ele, vimos também o aumento dos problemas ambientais ligados à atuação das empresas em regiões com fauna e flora diversificados.

Nesse meio tempo, à medida que a conscientização ambiental cresce, a busca por soluções sustentáveis na gestão da cadeia de suprimentos se fortalece. É aqui que entra a chamada “Logística Verde” (ou logística sustentável e/ou eco-logística): uma abordagem que tem o objetivo de equilibrar a eficiência operacional com a redução do impacto ambiental e que vem ganhando destaque em companhias do mundo inteiro.

O Conceito da Logística Verde

A Logística Verde, também conhecida como logística sustentável e/ou eco-logística, é uma estratégia que incorpora práticas ecologicamente corretas para todas as etapas da cadeia de suprimentos de uma empresa. Seu objetivo principal é minimizar o impacto ambiental associado às operações logísticas, garantindo, ao mesmo tempo, a eficiência e a satisfação do cliente.

A Importância da Logística Verde

A adoção da Logística Verde não se trata apenas de uma tendência passageira, mas de uma necessidade global real para as empresas. Há várias razões pelas quais essa abordagem é fundamental, vejamos algumas delas:

1. Satisfação do Cliente

Os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre as questões ambientais e sociais, bem como sobre sua importância e urgência. Assim, empresas que adotam práticas sustentáveis em sua cadeia de suprimentos demonstram um maior comprometimento às causas atreladas ao meio ambiente, reforçando a confiança e a lealdade para com os seus clientes, assim como a sua credibilidade no mercado como um todo.

2. Redução de Custos

A Logística Verde não é apenas sobre ecologia, mas também sobre economia. A otimização de processos, a redução de desperdícios e o uso de energias limpas podem resultar em economia significativa de recursos e dinheiro. Ou seja, a redução de custos também pode advir de uma eficiência operacional mediante a adoção de práticas mais sustentáveis.

3. Responsabilidade Social Corporativa

As empresas desempenham um papel importante na construção de um mundo mais sustentável. A Logística Verde é uma maneira tangível de cumprir responsabilidades sociais, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas e para a preservação dos recursos naturais e, não menos importante, contribuindo para a conscientização global da causa.

Componentes da Logística Verde

A implementação da Logística Verde envolve a incorporação de práticas sustentáveis em várias áreas e etapas da cadeia de suprimentos. Alguns dos principais componentes incluem:

1. Embalagem Verde

Minimizar o uso de materiais de embalagem, optando-se por materiais biodegradáveis e/ou recicláveis.

2. Transporte Sustentável

Utilizar veículos sustentáveis de baixa emissão ou de emissão zero, rotas eficientes e adotar tecnologias que reduzam o consumo de combustíveis fósseis.

3. Armazenamento Eficiente

Investir em infraestrutura de armazenamento que facilite a movimentação de produtos e vise reduzir o desperdício.

4. Reciclagem e Reutilização

Promover a reciclagem de resíduos gerados ao longo do processo e reintroduzir materiais nos ciclos produtivos.

Estudos de Caso de Sucesso

Várias empresas têm se destacado na implementação da Logística Verde. Um exemplo notável é a Natura, a maior multinacional brasileira  de cosméticos, que utiliza carros elétricos e bicicletas para entregas, evitando a emissão de 24.700 kg de CO2, e que também criou o “Programa Carbono Neutro”, dentre outras medidas Outro exemplo é a Dow Química, que construiu um armazém verde e vem economizando energia e reduzindo as emissões de CO2, bem como, segue investindo em medidas que visem proteger o clima, desenvolver a economia circular e usar a ciência dos materiais para inovar em soluções mais sustentáveis.

Como Implementar a Logística Verde

Para iniciar a implementação da Logística Verde em sua empresa, destacamos 03 etapas fundamentais:

1. Otimizar a Frota de Transporte

Adquira veículos mais ecológicos e utilize sistemas de planejamento de rotas eficientes.

2. Construção Sustentável

Certifique-se de que os armazéns e instalações sigam padrões sustentáveis, tais quais: BREEAM (Método de Avaliação Ambiental do Building Research Establishment) ou LEED (Certificação para construções sustentáveis, concebida e concedida pela organização não governamental United States Green Building Council).

3. Redução de Resíduos

Implemente processos de classificação de resíduos e promova a reciclagem.

Conclusão

Como podemos ver, a Logística Verde é muito mais do que uma simples tendência; é uma resposta necessária às crescentes preocupações ambientais. Empresas que adotam essa abordagem não apenas reduzem seu impacto no planeta, mas também colhem benefícios econômicos e fortalecem sua imagem junto aos consumidores. Portanto, a hora de embarcar na jornada da Logística Verde é agora. Seus negócios e principalmente o meio ambiente agradecerão.

Inclusive, a corroborar com o tema, vale mencionar que neste mês de setembro nosso país foi destaque no evento na Bolsa de Valores de Nova York que reuniu representantes do governo federal brasileiro, do Congresso Nacional, do judiciário de empresas americanas e investidores para debaterem sobre possibilidades de negócios voltados a transição energética, descarbonização da economia, infraestrutura e financiamento. Na primeira etapa do evento, ressaltou-se que as propostas legislativas que contribuem para a transição energética e para a sustentabilidade na economia brasileira estarão entre as prioridades dos parlamentares no segundo semestre do ano, com destaques para: o marco regulatório da transição energética com ênfase no hidrogênio verde, a regulamentação do mercado de carbono e o marco regulatório para a produção de energia eólica offshore.

Por fim, segundo o relatório ESG Radar 2023, elaborado pela Infosys, os investimentos em ESG – (sustentabilidade ambiental, social e de governança) devem chegar a US$ 53 trilhões até 2025 (https://www.infosys.com/about/esg/insights/esg-radar-report.html).

Lembre-se: ao implementar práticas de Logística Verde a sua empresa não apenas se tornará mais sustentável, mas também poderá aumentar de forma significativa a vantagem competitiva em um mundo em que a responsabilidade ambiental é urgente e necessária, bem como é cada vez mais valorizada pelos consumidores e pela sociedade.

A Vendemmia é especialista no desenvolvimento de soluções individualizadas para cada empresa em que prestamos serviços de importação, transporte, armazenagem e entrega, as quais podem otimizar toda cadeia de suprimentos e auxiliar na implementação de diferentes pontos a uma logística verde e eficiente.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Últimas notícias