No ano de 2022, tivemos acesso ao mais atual Relatório Global de Desenvolvimento Sustentável. O documento mostra um panorama mundial do progresso para a implementação da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável em 2030, cujo objetivo é o de barrar a destruição ambiental, climática, econômica e cultural de todo o mundo, através de ações inclusivas e sustentáveis.
O relatório apresentou a coleta de dados e os principais números em torno de diversas áreas de atuação de cada país. Uma delas, e, para o conteúdo de hoje, a mais importante, foi sobre o meio ambiente. De acordo com o documento, o Brasil ficou em 81º lugar no ranking de desempenho ambiental – setor responsável por projetos que visam a proteção do ecossistema e equilíbrio climático.
Porém, quando a temática se desenvolve para pontos como reciclagem e emissão de gases de efeito estufa, o país fica em 4º pior do mundo. Essa posição é alarmante e revela o quanto governo e mercado brasileiro ainda estão pouco preparados para implantar ações voltadas para o crescimento sustentável em suas empresas.
Neste guia, abordaremos questões como sustentabilidade, mercado brasileiro de logística e ações que impactam positivamente no meio-ambiente. Quer saber mais? Acompanhe.
SUMÁRIO
- O que é sustentabilidade
- Como pensar a sustentabilidade na logística
- Principais estratégias para implantar ações sustentáveis em logística
O que é SUSTENTABILIDADE?
Com a democratização da internet e o fácil acesso à inúmeras informações globais, algumas palavras e/ou conceitos se popularizaram e passaram a movimentar debates no mercado e na sociedade de forma geral.
Uma delas é a sustentabilidade. Derivada do latim, seu conceito original designa sustentação, apoio, conservação e cuidado. Já quando trazemos a sustentabilidade para os dias atuais, ela, geralmente, está ligada ao ecossistema ambiental e traz como pressuposto a necessidade de um projeto de desenvolvimento que gire em torno da preservação do planeta a partir de seus recursos naturais e das questões climáticas.
Isso porque estamos vendo uma derrocada nesse setor e um grande volume de passivo ambiental – impactos causados no meio ambiente por conta da atuação do mercado industrial que não promove modelos econômicos e produtivos mais sustentáveis.
No Brasil, por exemplo, ainda contamos com sérios problemas como a emissão de gases poluentes, os lixos que são descartados de forma incorreta, a contaminação do solo e de águas subterrâneas, dentre outros pontos. Isso influencia diretamente na qualidade de vida da população e no avanço empresarial.
Por outro lado, com a inserção da sustentabilidade nas empresas, é possível minimizar os impactos negativos no meio ambiente e atrair consumidores e investidores conscientes. Mas como pensar nessas questões quando, por exemplo, o assunto é sobre logística integrada? Isso é o que veremos a seguir.
Como pensar a sustentabilidade na logística
Como você já sabe, a logística 4.0 é um setor de suma importância para o mercado mundial. É justamente ela, a logística, que torna possível o funcionamento de qualquer outro sistema de negócio, já que sua função é a de ser responsável pela entrega de produtos – desde a matéria prima e insumos, até produtos finais – de forma eficiente e segura.
Quando falamos de armazenagem e transporte por rodovias, isso envolve, claro, uma modificação no clima e no meio ambiente. Justamente por isso, é preciso pensar em sustentabilidade na logística e construir modelos de produção que impactam o ambiente da forma mais branda possível.
Isso inclui ações como redução da emissão de carbono, controle do desperdício industrial de armazenagem e otimização estratégia de rotas e entregas.
Principais estratégias para implementar ações sustentáveis em logística
A Vendemmia é uma empresa comprometida com diversos pilares: implantação de ferramentas tecnológicas para otimização de processos, execução de estratégias baseadas nos fundamentos da logística 4.0, criação e acompanhamento de operações em tempo real a partir do Vendemmia Analytics e, claro, utilização de iniciativas sustentáveis em todos os seus planejamentos.
Aqui, acreditamos em uma logística sustentável. É a partir dela que garantimos a capacidade de fomentar um impacto direto no ecossistema, através de ações como a redução de emissão de carbono. Outras estratégias sustentáveis e com bons resultados são:
- Eficiência energética nos armazéns: É preciso pensar em estruturas adequadas e que sejam capazes de reduzir o custo e a utilização de energia com adoção de sistemas de controles inteligentes. Algumas iniciativas simples e de forte impacto são as instalações de iluminação LED e o isolamento térmico;
- Otimização de rotas: Através da implantação dos fundamentos da logística 4.0 é possível controlar 100% todas as etapas das operações de transporte. Isso permite otimizar rotas e evitar erros, reduzindo o uso desregrado de combustíveis e, com isso, diminuindo a taxa de emissão de carbono;
- Utilização de tecnologia avançada: Para diminuir rotas e evitar falhas no processo operacional, é preciso utilizar um leque de ferramentas tecnológicas. Além de otimizar as operações, elas trabalham em cima da sustentabilidade na logística. Algumas ferramentas são o controle por GPS, a integração de sistemas de informações e o monitoramento do carbono;
Essas são iniciativas que dialogam com as tendências ESG e que objetivam atuar a favor da sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
Para saber mais sobre esse projeto e como as nossas estratégias em logística podem otimizar o crescimento da sua empresa, entre em contato com a gente agora mesmo clicando aqui.