Acompanhamos nas últimas décadas um boom tecnológico. Se antes, as relações sociais e de mercado foram baseadas por métodos analógicos, a partir da difusão e acessibilidade à tecnologia, os processos de produção passaram a ser mediados de forma automatizada, com aumento de produtividade em todas as suas etapas e garantia de entregabilidade de ponta.
Em outras palavras, isso quer dizer que, atualmente, o ecossistema operacional da área de logística vem se atualizando dia após dia, com o objetivo de proporcionar uma entrega da cadeia de suprimentos de forma ágil, eficiente e com extrema confiança.
Tudo isso é consequência da implantação da Logística 4.0, termo cunhado a partir dos princípios da Indústria 4.0 – ou Quarta Revolução Industrial -, surgida na Alemanha, no ano de 2011.
Pensada por inúmeros teóricos da economia mundial, a Indústria 4.0 traz a ideia da inserção da tecnologia nos processos de gestão e produção mercadológica. Com isso, é possível verificarmos um maior desenvolvimento de fábricas, através da visibilidade e do controle em tempo real dos seus processos de manufatura.
Quer saber mais sobre a Indústria e a Logística 4.0? Acompanhe com a gente.
REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS E DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO
Para falar sobre a Logística 4.0 é preciso traçar uma linha do tempo e remontar uma série de apanhados históricos em torno do desenvolvimento da sociedade através da criação de melhorias dos meios de produção e linhas de montagem.
O termo revolução está associado a uma transformação profunda que pode ocasionar uma ruptura social e a ascensão de uma nova ordem que vai incidir nas estruturas de organização da sociedade e do mercado.
Quando pensamos nesse termo atrelado à indústria, entendemos o grau de importância que foram as Revoluções Industriais para a evolução da humanidade.
Sendo assim, partimos para o ano de 1760, data que marca a transição do sistema feudal para um início de concepção de sistema capitalista. Nessa época, iniciou-se a chamada Primeira Revolução Industrial, ocorrida, inicialmente, na Inglaterra. Nela, tivemos uma transição das máquinas de manufatura pela maquinofatura. Com isso, foi possível alcançar um aumento na produtividade, através da introdução das máquinas a vapor, de fiar e o tear mecânico.
Já a Segunda Revolução Industrial nasce entre meados de 1850 e 1870 e só chega ao fim após a Segunda Guerra Mundial. Sua principal característica é o investimento no aço, na eletricidade e no petróleo. As tecnologias implantadas nesse período propiciaram a automatização de algumas áreas do trabalho e da produção em larga escala, ou produção de massa.
Partindo para a Terceira Revolução Industrial (1945) também conhecida como Revolução Tecno-Científica, houve um aprimoramento tecnológico que incidiu não só na indústria, mas também nas Ciências de modo geral. É a partir daqui que observamos o surgimento de fenômenos como as telecomunicações, a genética e os protótipos da robótica.
Por fim, entramos na era da Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0, caracterizada pela convergência das tecnologias biológicas, físicas e digitais, mas, sobretudo, pela velocidade das informações, integração de sistemas e impacto mundial do novo alcance dos meios de produção e conhecimento. Você já ouviu falar de Internet das coisas, machine learning, Big Data e Cloud Computing? Tudo isso engendra os principais artifícios da Indústria 4.0. A partir dela, a condução do mercado e das relações humanas nunca mais foram as mesmas.
Você já ouviu falar de Internet das coisas, machine learning, Big Data e Cloud Computing? Tudo isso engendra os principais artifícios da Indústria 4.0. A partir dela, a condução do mercado e das relações humanas nunca mais foram as mesmas.
LOGÍSTICA 4.0
Como dito anteriormente, a Logística 4.0 advém da Indústria 4.0. Logo, é possível evidenciar que ela também é marcada pela amplitude do uso tecnológico a favor do aprimoramento dos meios de produção.
Seu principal objetivo é oferecer um sistema coeso, eficiente e ágil na otimização de processos logísticos. O que se ganha com isso? Diminuição de erros, foco em resultados e redução de custos.
A grande sacada das integrações surgidas pela Logística 4.0 é a conexão dos setores da supply chain, oferecendo fluidez e agilidade em todas as etapas, possibilitando o acompanhamento em tempo real das operações e favorecendo a visibilidade de erros e imprevistos.
PRINCÍPIOS E TECNOLOGIAS
A Logística 4.0 possui quatro principais tecnologias. São elas:
IPV6: Internet Protocol Version 6 é o padrão responsável por armazenar todos os endereços de dispositivos – os chamados IP’s – conectados à internet, sejam eles celulares, computadores, tablets e até mesmo eletrodomésticos. Sua principal função é a de possibilitar a comunicação entre sistemas conectados e garantir o tráfego de informações corretas.
Internet 5G: A mais nova versão de internet móvel. Com o 5G é possível obter maior velocidade para carregar, enviar e baixar arquivos, tornar as conexões mais estáveis e reduzir o tempo de resposta entre os dispositivos.
Big Data: Atualmente, o principal elemento de todas as empresas são os seus dados de informações. Com o Big Data, é possível coletar, armazenar e organizar grandes volumes de dados em um só lugar. Seu objetivo é o de agenciar as tomadas de decisão de empresas através da análise de seus principais dados.
Cloud: O próprio nome já é auto explicativo: Nuvem. Esse tipo de armazenamento é utilizado pelas grandes companhias mundiais, uma vez que ele permite depositar dados em nuvem (de forma remota), permitindo que servidores e aplicativos acessem informações por meio de sistemas de arquivos compartilhados.
Em paralelo às tecnologias da Logística 4.0, temos também os seus princípios:
Interoperabilidade: Habilidade dos sistemas ciberfísicos de comunicação entre humanos e fábricas inteligentes. É a capacidade de vários sistemas se comunicarem de forma eficaz através de um processo de integração de arquivos e dados de informação.
Virtualização: Processo construído por sensores de dados interconectados que irão viabilizar acesso mais rápido às informações necessárias de cada operação. Com a virtualização, ou seja, o deslocamento das informações para ambiente digital é possível tornar as operações de logística mais eficientes, seguras e ágeis.
Descentralização: Nada mais é do que a habilidade dos sistemas ciberfísicos das fábricas de tomarem decisões sem a intervenção humana e priorizando a otimização e confiabilidade da qualidade dos processos.
Tempo-real: Com a tecnologia inserida na Logística 4.0 é possível acompanhar todo o processo em tempo real. Isso, além de passar segurança,impede que imprevistos ou erros aconteçam e auxiliam em tomadas de decisões mais rápidas. Aqui na Vendemmia, por exemplo, você pode acompanhar as suas operações através da nossa plataforma digital exclusiva, o Vendemmia Analytics.
É a partir da junção de suas tecnologias e princípios que a Logística 4.0 se destaca como a melhor possibilidade para quem deseja realizar operações com extrema segurança e agilidade. Conheça mais os principais benefícios desse segmento.
BENEFÍCIOS DA LOGÍSTICA 4.0
Dentre as atividades da logística estão: compra ou importação, , transporte, armazenagem, embalagem/industrialização, distribuição e entrega.
Partindo do entendimento que a logística é uma área de atuação voltada para o cumprimento da entrega de produtos de forma ágil e com o menor custo possível, é necessário acompanhar suas sub áreas, a fim de que a eficácia seja vista em cada uma delas. Com os princípios da Logística 4.0, obtém-se inúmeros benefícios, antes, inalcançáveis pela logística tradicional de mercado. Observe o quadro comparativo abaixo:
LOGÍSTICA TRADICIONAL | LOGÍSTICA 4.0 |
Armazenamento e controle de estoque por planilhas manuais | Armazenamento e controle de estoque de forma automatizada em ambiente digital |
Alto custo logístico devido a necessidade de maior mão de obra | Diminuição de custo logístico através do controle por meio de inteligência artificial |
Desorganização e perda de inventário por conta de controle manual | Atualizações de dados em tempo real e controle absoluto de inventário |
Erro operacional por falta de informações nas etapas de transporte e carregamento | Inserção de informações em plataformas digitais de alta confidencialidade, integradas com o restante da empresa, e diminuição de erros operacionais |
Optar por empresas que aderiram à Logística 4.0 traz inúmeros outros benefícios, dentre eles:
- Diminuição de Custos: Como a Logística 4.0 utiliza a tecnologia a seu favor, os processos operacionais são otimizados e ocorrem com maior eficácia. Isso gera uma redução de custos, uma vez que diminui o desperdício de matéria prima e energia, reduz o tempo do ciclo que vai da identificação do estoque até a entrega e garante que a mesma seja realizada de forma mais rápida e segura, com acompanhamento em tempo real.
- Aumento de Produtividade: Com a automatização dos processos na Logística 4.0, há uma redução do tempo necessário do operacional, com maior controle de toda as etapas e eficiência em suas entregas.
- Total visibilidade de todos os processos da cadeia de suprimentos: A partir das tecnologias empregadas nas operações, é possível acompanhar o passo a passo dos produtos, bem como cada etapa realizada. Isso incide na diminuição de erros operacionais e na segurança contra possíveis roubos.
- Maior satisfação dos clientes: Com integração tecnológica, o processo logístico se faz 100% eficiente. Assim, aumenta-se a qualidade dos serviços e reduz-se as possibilidades de erro. O cliente final também tem a possibilidade de acompanhar tudo em tempo real, o que lhe passa garantia e confiança. Dessa forma, há uma maior possibilidade de fidelização e recorrência por parte dos seus clientes.
LOGÍSTICA 4.0 É A ESCOLHA DO FUTURO
Após todo o apanhado sobre as Revoluções Industriais, introdução ao conceito de Logística 4.0 e seus principais benefícios no ecossistema operacional, não restam dúvidas de que essa opção é o que há de melhor para quem busca eficiência, confiança e qualidade, com o olhar sempre mirando em um futuro promissor.
Quer saber como a Vendemmia opera nesse segmento e se destaca no mercado como a empresa mais promissora na área de Logística 4.0? Clique aqui e entre em contato com a gente agora mesmo.