Logística 4.0 e tecnologia: Conheça o cenário brasileiro

Quando observamos o cenário industrial em todo o mundo, percebemos a intensificação do uso da tecnologia como mediadora das relações de trabalho e das estratégias para a produção e entrega de serviços de qualidade.

Podemos dizer assim que o mundo está, cada vez mais, disruptivo e conectado. No que tange o setor de logística, as inovações são tamanhas. Dos últimos dez anos para cá, a implantação de soluções em tecnologia –  como a Big Data, plataformas de CRM, armazenamento de dados em cloud e etc – vem se tornando imprescindíveis para um bom funcionamento da área, calcado em agilidade, qualidade e entrega.

Como dito anteriormente, nas últimas décadas houve uma evolução no seio das relações sociais e de mercado –  antes baseadas em modelos analógicos e, atualmente, inseridas em processos automatizados, com ampliação da difusão e acessibilidade de produtos e tecnologias.

Logística 4.0: benefícios e tecnologias

Embora o termo logística seja amplamente difundido em todo o mundo, na prática, são poucos os que entendem qual a sua função e como ela opera a favor da manutenção do bem estar social, através da entrega de commodities e mercadorias no geral.

De acordo com o Conselho Internacional dos Profissionais de Logística e Supply Chain, essa área se caracteriza como o setor responsável pelo planejamento, implantação e controle do fluxo de abastecimento de mercadorias, desde o seu ponto de origem até sua entrega final.

Já a logística 4.0 é a evolução da logística tradicional, a partir da inserção de tecnologias e benefícios que visam diminuir erros, focar nos resultados e reduzir o tempo e o custo das operações.

Dentre os seus inúmeros benefícios estão o:

  • Armazenamento e controle de estoque de forma automatizada em ambiente digital;
  • Atualizações de dados em tempo real e controle absoluto de inventário;
  • Inserção de informações em plataformas digitais de alta confidencialidade, integradas com o restante da empresa;
  • Visibilidade de todo o processo da cadeia de suprimentos;
  • Aumento da produtividade a partir da automação de processos operacionais;

Já quando falamos de ferramentas tecnológicas inseridas na Logística 4.0, podemos citar:

  • IPV6;
  • Internet 5G;
  • Big Data;
  • Cloud;
  • Inteligência artificial;
  • Cibersegurança;

Embora seja imprescindível a atualização e adequação das empresas brasileiras de logística nessa nova realidade tecnológica, será que, na prática, elas estão operando de acordo com os princípios da Logística 4.0?

Logística 4.0 e Brasil: conheça o cenário do mercado nacional

Embora considerado um país de desenvolvimento tardio, pouco a pouco, o Brasil vem despontando no cenário mundial como destaque emergente na implantação de tecnologias e melhorias de serviços gerais.

Observando que a grande maioria das empresas brasileiras de logística são de pequeno e médio porte, prevê-se uma longa curva de maturidade a ser percorrida. Nela, está a construção de uma agenda de inovação, entendendo que as melhores soluções para o setor estão concentradas em duas vidas:

  1. Na aquisição de plataformas inteligentes e automatizadas que irão armazenar os principais dados operacionais e controlar todas as etapas;
  2. Na garantia de qualidade dos acessos de via terrestre, marítima e aérea para transporte e entrega de mercadorias;

Para isso, no entanto, é urgente a estruturação de investimentos públicos e privados no setor. Quando falamos da responsabilidade do Estado, nos referimos, por exemplo, ao suporte à infraestrutura.

Para 2024, foi destinado o valor de R$ 215,83 bilhões de reais. Contudo, seria preciso um aumento anual de mais de 200 bilhões acima do previsto para atingir a modernização necessária que o atendimento à população exige. 

Confira no quadro abaixo os gastos públicos (federais, estaduais e municipais) no que concerne ao investimento em infraestrutura de 2022 para cá:

Já quando falamos de investimentos privados, cabe às próprias empresas criarem planos escaláveis para aquisição de soluções que objetivam a evolução por meio digital dos modelos de negócio e a utilização de uma cadeia operacional interconectada e bem mais flexível. Isso, sem sombra de dúvidas, é o grande diferencial competitivo de quem se destaca nesse ramo específico.

Dentre os principais desafios para a implantação da Logística 4.0 no cenário brasileiro, estão:

  • Burocratização das etapas operacionais dos processos logísticos;
  • Dependência do sistema rodoviário brasileiro;
  • Falta de integração com outros setores industriais;
  • Dificuldade com implantação tecnológica e automatizada em cada etapa dos processos operacionais;
  • Frotas antigas e defasadas;
  • Desorganização em armazenagem de dados operacionais;

Saiba como a Logística 4.0 otimizou os processos da VENDEMMIA

Aqui na Vendemmia, o nosso maior compromisso sempre foi atender de forma ágil, segura e organizada as principais demandas do setor nacional e internacional de logística.

Para isso, imergimos no que há de mais moderno e disruptivo dentro da nossa área de atuação. Baseamos o nosso planejamento estratégico em três pontos basilares, a saber, na cultura organizacional 100% focada em soluções inovadoras, na aquisição de ferramentas tecnológicas e, o principal,  na capacitação e manuseio dessas mesmas ferramentas por todo o nosso quadro interno de colaboradores.

Com isso, passamos a angariar maior previsibilidade nas operações, controle e organização nos estoques, qualidade de entregas por conta de alto investimento em novas frotas e otimização de cada etapa operacional.

Hoje, a Vendemmia ocupa um lugar ímpar no cenário brasileiro de Logística 4.0 por inserir todas as suas estratégias em torno da satisfação de seus clientes e por entender que o investimento e modernização precisam ser realizados diariamente.

Exemplo disso é a nossa plataforma digital exclusiva, a Vendemmia Analytics, onde os nossos clientes podem acompanhar suas operações em tempo real. Outra grande iniciativa é a implantação do Selo Carbono Neutro, onde os clientes poderão, de forma automática, contratar o crédito de carbono referente a sua operação em nossa própria plataforma. Essa é uma iniciativa que dialoga com as tendências ESG e que objetiva atuar à favor da sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Quer saber mais? Clique aqui e entre em contato agora mesmo com o nosso time comercial.

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