Da última década para cá, a tecnologia passou a mediar todos os processos econômicos, políticos, sociais e industriais. A fim de modernizar procedimentos operacionais e obter retornos mais precisos e eficientes, o mercado precisou se adequar às novas plataformas e dispositivos de Inteligência Artificial.
Quando bem incorporada e executada, a tecnologia favorece os negócios de uma forma positiva. No entanto, para que isso ocorra, é necessário reunir uma gama de profissionais qualificados que entendam quais as limitações tecnológicas e dominem o manuseio das principais atualizações de aplicativos e plataformas.
No conteúdo de hoje, abordaremos sobre técnicas metodológicas de verificação e execução de aplicativos, seus principais pontos críticos e como o nosso olhar está voltado, diariamente, para a otimização da plataforma Vendemmia Analytics. Acompanhe.
SUMÁRIO
- Por que a tecnologia facilita processos operacionais em logística?
- O que é o E2E e como utilizamos seus elementos tecnicos
- Conhecendo a Vendemmia Analytics: porque ela é a melhor plataforma de acompanhamento de processos de logística
Como a tecnologia facilita processos operacionais em logística
Assim como em todos os outros segmentos da indústria, a incorporação da tecnologia na área de logística foi um movimento necessário para que o setor pudesse se modernizar e melhorar a performance de suas operações.
Como há, constantemente, uma atualização de ferramentas disponíveis no mercado, as exigências do mesmo, acompanhadas do alto fluxo de informações, demandam quase que uma obrigatoriedade no que tange à modernização das empresas de logística que objetivam um constante crescimento.
Assim, a tecnologia é uma grande aliada na logística, uma vez que é através dela que se faz possível automatizar tarefas, acompanhar cada processo operacional, melhorar a performance e cumprimento das etapas, reduzir custos, prever e sanar possíveis problemas e, claro, agregar valor junto ao cliente, fornecendo maior agilidade e segurança.
Como abordamos no nosso conteúdo sobre Logística 4.0, dentre os inúmeros benefícios da utilização da tecnologia na referida área, estão:
- Armazenamento e controle de estoque de forma automatizada em ambiente digital;
- Atualizações de dados em tempo real e controle absoluto de inventário;
- Inserção de informações em plataformas digitais de alta confidencialidade, integradas com o restante da empresa;
- Visibilidade de todo o processo da cadeia de suprimentos;
- Aumento da produtividade a partir da automação de processos operacionais;
O que é o E2E e como utilizamos seus elementos técnicos
O E2E é um conceito que vem se popularizando no mundo dos negócios, cujo significado é “de ponta a ponta” e se refere ao processo de acompanhamento integral das atividades de uma empresa.
Ao adotar essa estratégia, se realizada de forma eficaz, a empresa garante inúmeros benefícios como o total controle e gerenciamento das etapas do processo, desde o planejamento operacional até a entrega final, reduzindo custos e atuando de forma mais eficiente.
Ou seja, empresas de supply chain que constroem visibilidade integral, asseguram a detecção de entraves na demanda e no fornecimento. No entanto, é necessário compartilhar todas as informações com os parceiros da cadeia de suprimentos, a fim de prever a possibilidade da geração de empecilhos operacionais e produzir planejamentos com maior eficácia.
Com uma estratégia baseada nos princípios do E2E, é possível unificar departamentos, objetivando estabelecer informações precisas e estratégias alinhadas com os propósitos de cada operação.
Quando falamos de gerenciamento do supply chain, tanto o modelo tradicional quanto a metodologia em E2E possuem o mesmo intuito de redução de custos e solução integral junto às demandas do cliente. A grande diferença entre eles está na visão estratégica e no plano de ações para cada etapa. Veja o quadro a seguir:
GERENCIAMENTO TRADICIONAL | GERENCIAMENTO E2E |
Cada setor da cadeia de suprimentos é tratado de forma isolada, não dialogando uns com os outros. Pouca colaboração integrada, o que gera dificuldade de informação | Propicia compartilhamento de informações e comunicação unificada em todos os elos da cadeia de suprimentos, evitando riscos e tomando decisões mais eficazes. |
Propicia compartilhamento de informações e comunicação unificada em todos os elos da cadeia de suprimentos, evitando riscos e tomando decisões mais eficazes. | Sincronização de todas as etapas da cadeia em torno de um objetivo e estratégia, orientados para as metas gerais da empresa. |
Não há uma prioridade de inserção tecnológica no planejamento de supply chain. Muitos dos processos operacionais ainda são geridos de forma manual. | Tecnologia e processos de automação são a base das estratégias de supply chain no E2E. |
Conhecendo a Vendemmia Analytics: porque ela é a melhor plataforma de acompanhamento de processos de logística
Um dos maiores propósitos da Vendemmia é o de oferecer as melhores soluções para os nossos clientes. Por conta disso, projetamos a Vendemmia Analytics como uma plataforma completa de gerenciamento e acompanhamento de toda a cadeia de supply chain, baseada nos princípios do E2E.
Confira as principais funcionalidades da Vendemmia Analytics:
- O gerenciamento na plataforma permite total visibilidade de suas operações e processos, com rastreamento e acompanhamento de toda a cadeia de suprimentos;
- Integra soluções eficazes que vão desde a importação e desembaraço, até a armazenagem e transporte do exportador ao comprador final;
- Utiliza tecnologia de ponta através de Inteligência Artifical e Machine Learning para reunir dados e produção de relatórios completos;
Com a Vendemmia Analytics, o seu negócio ganha maior visibilidade e menor risco a partir da análise de dados e simulação dos possíveis cenários para suas operações.
Quer conhecer mais sobre os nossos diferenciais? Entre em contato com um de nossos analistas agora mesmo, basta clicar aqui.