A contratação de um serviço de logística especializado coloca seu negócio à frente da concorrência porque permite utilizar sistema e metodologias eficientes, impulsionando seus negócios e aumentando a lucratividade e a qualidade das entregas. Por isso, cada vez mais a terceirização do setor é vista como uma decisão estratégica para aumentar eficiência e evitar problemas.
Porém, antes de optar por um fornecedor, é preciso avaliar se ele realmente possui as características necessárias para cuidar da logística do seu negócio. Como garantir a melhor decisão possível e que atenda a todas as suas necessidades? Ao escolher um provedor de serviços de logística, certifique-se de entender as seguintes questões.
Atendimento e clientes
O provedor de logística oferece excelente atendimento ao cliente, capacidade de resposta rápida, comunicações fluidas e soluções eficazes para questões urgentes? Essas questões são fundamentais para determinar se o provedor de logística prioriza seus serviços ao cliente. Veja também quantos clientes a fornecedora possui e, mais importante ainda, quais são eles. Isso pode dar uma boa referência, especialmente se os outros clientes são de setores semelhantes ao seu negócio.
Se o fornecedor também estiver disponível para entender suas dúvidas de forma rápida e precisa, significa que está preparado para entender o que você precisa. Se o atendimento ao cliente for bom e consistente, pode ser um sinal de que a empresa realmente criou um sistema de atendimento eficiente e maduro, além de possuir uma equipe com qualificações e expertise.
Qualidade e credibilidade
Não há dúvida de que um bom provedor de serviços de logística precisa ter processos bem definidos e confiança para tomar as melhores decisões. Uma distribuição ineficiente irá comprometer a relação entre sua empresa e seus clientes. Remessas que chegam atrasadas, com defeito ou incorretas, por exemplo, podem ser determinantes para que você perca negócios, resultando em tensões com esse fornecedor e colocando a credibilidade do trabalho em xeque.
Certos fatores estão fora de controle, como tráfego ou mudança climática instantânea. Portanto, selecione um parceiro de logística que esteja preparado e apresente soluções para tais eventualidades. Certifique-se de que o prestador de serviço está inclinado a honrar seu compromisso comercial com integridade e também se possui boa reputação entre seus clientes, fornecedores, parceiros de negócios. Essa pesquisa dará uma ideia da credibilidade do provedor logístico.
Tecnologia
A tecnologia usada pelo provedor de logística é importante para o seu negócio e para a experiência de compra do cliente. A empresa deve, assim, se equipar de maneira adequada para prestar um serviço transparente, com relatórios rápidos e sistema de distribuição eficiente. Podem ser utilizadas tecnologias como automação de armazém, computação em nuvem, sistema de reserva e rastreamento baseado na web, entre outras.
Portanto, na hora de escolher um provedor de logística, opte por uma empresa que possui tecnologias avançadas. Isso reduzirá seu custo de envio e aumentará a eficiência. Descobrir as ferramentas utilizadas pelo potencial parceiro terceirizado dará uma boa ideia de como ele trabalha e como assimila os avanços do setor. Informe-se, por exemplo, sobre o software de rastreamento e os dispositivos digitais utilizados no estoque.
Para conhecer essas ferramentas, leia este artigo do blog.
Logística integrada
Escolher o parceiro de logística certo é uma tarefa desafiadora. Muitos fatores devem ser considerados na lista de verificação. Por isso, além de checar essas questões, é preciso também entender de que forma a empresa fará o processo logístico. Ela atua com a logística 3PL ou vai além? A Vendemmia, por exemplo, atua com logística integrada, tendo experiência em soluções avançadas que possibilitam resolver todo tipo de problema de forma eficiente, em qualquer estágio do processo logístico.
A credibilidade da Vendemmia está ancorada em sua vasta lista de contatos, o que permite oferecer soluções tecnológicas que facilitam a cadeia logística e levam qualidade e eficiência em todo o processo. Além disso, a empresa dá atenção especial ao atendimento, priorizando a solução de dúvidas dos clientes e suas necessidades. Prova disso é a nova plataforma digital criada pela empresa, que agrega em um único ambiente toda a visibilidade da cadeia de suprimentos e demonstra sua afinidade com os avanços tecnológicos do setor.
Por operar com estruturas próprias, incluindo armazém, transportadora e importação, a Vendemmia consegue maximizar os ganhos dessa cadeia por meio de benefícios tributários, financeiros e aduaneiros. Sendo a única do setor 4PL a oferecer tais vantagens, a empresa entrega soluções personalizadas e torna a terceirização uma grande vantagem para os seus negócios.