Desde o final de 2019, a pandemia de COVID-19 fez com houvesse diminuição tanto no número de navios vindos do exterior e consequente diminuição na oferta de espaços em cada uma dessas embarcações. O resultado foi uma disputa mais acirrada pela oferta de contêineres disponíveis, o que obrigou também uma mudança de práticas em fábricas do mundo todo. Como consequência direta, o preço dos fretes internacionais aumentou exponencialmente.
Aos poucos, porém, este cenário está mudando. Os fretes de importação da Ásia estão em constante queda e, nas últimas duas semanas, há uma diminuição de aproximadamente US$ 500/cntr por semana nos fretes de importação. A previsão é que esta tendência de baixa deva se estender pelos próximos dois meses, pelo menos, ainda que possa não manter o mesmo ritmo.
O principal motivo tem sido justamente a queda nos volumes. Historicamente, os fretes começam em tendência de queda a partir da 2ª quinzena de setembro e início de outubro. Porém, neste ano, essa baixa está ocorrendo um pouco antes do esperado. E o aumento na oferta de espaço, sem dúvida, é a razão principal para este novo cenário, visto que alguns armadores colocaram também navios extras neste período.
Importadores e as mudanças de valores
A questão é que esse aumento de espaço dificulta também a manutenção dos valores altos de fretes por parte dos armadores. Por outro lado, este novo cenário melhora as condições para os importadores, já que os valores praticados este ano chegaram até 11 mil dólares, o que é considerado impraticável para boa parte das mercadorias de baixo valor agregado.
O comércio mundial de commodities está um pouco desequilibrado. Isso se reflete nos custos de transporte e nos movimentos dos navios. Em grande medida, o desequilíbrio deve-se às diferentes heranças naturais dos países. Por exemplo, o Brasil é rico em bens como minerais, grãos e carvão. Ao mesmo tempo, os países em crescimento exigem importações de matérias-primas para alcançar a expansão industrial e a construção de infraestrutura. Nos últimos anos, o crescimento chinês dependeu de importações maciças de matérias-primas.
Como resultado desse grande desequilíbrio comercial, boa parte dos navios estão viajando com capacidade ociosa e os armadores estão implantando os chamados “Blank sailings” que é a prática de retirar navios do tráfego, diminuindo a oferta de espaços para tentar conter a queda nos fretes marítimos .
Golden Week e novos “blank sailings”
A previsão é de mais uma interrupção nos embarques na primeira semana de outubro. O motivo é o feriado chinês ,chamado de Golden Week. Trata-se de um feriado prolongado na China que vai de 1 a 7 de outubro, podendo se estender em alguns casos até o dia 10 de outubro. Conhecida também como “Semana Dourada do Dia Nacional”, é a data em que os chineses comemoram a fundação da República Popular da China. Por conta disso, os armadores já anunciaram 2 blank sailings, assim como diversas fábricas estarão fechadas.
Tudo isso contribui para mais dificuldade nos embarques, assim como saber como estarão os níveis de fretes com a volta ao trabalho na China após a Golden Week. A tendência, no entanto, é que os fretes continuem caindo, mas em ritmo menor, algo que deve durar até janeiro, mais ou menos, ou até depois. O motivo é exatamente os baixos volumes de importação que estão vindo da Ásia.
Novos planejamentos
Por conta disso, é importante que empresas que contam com importações regulares da Ásia refaçam suas planilhas, visto que hoje os fretes estão em condições bem melhores. Isso possibilita novas compras e um planejamento melhor no fluxo de pagamento.
O segmento de transporte marítimo depende de um equilíbrio entre importações e exportações e essas alterações bruscas de volumes, contribuem negativamente nas programações de navios e dificultam a manutenção dos fretes em patamares equilibrados ..
Diante dessas oscilações,empresas como a Vendemmia, se destacam, pois são especializadas em Logística Internacional e têm maiores possibilidades de obter fretes menores em relação ao que o mercado pratica regularmente.
Para se ter uma ideia, esta semana a Vendemmia está conseguindo fretes de Shanghai e Ningbo para portos como Santos, Paranaguá, Navegantes e Rio de Janeiro.na casa de US$ 4.400,00/40’ HC.
Dessa forma, há uma boa oportunidade de embarcar a fretes mais competitivos, pois a tendência é mesmo que os fretes continuem a cair. A Vendemmia, assim, está sempre atenta aos movimentos do mercado, tendo como compromisso oferecer os melhores serviços e valores de fretes aos clientes.