O investimento em logística tem sido aumentado a cada ano por empresas de diversos segmentos. Isso porque ter uma cadeia de suprimentos com qualidade e segurança é tanto um diferencial competitivo como também um ativo que serve para aprimorar basicamente todos os setores de uma organização. Porém, ainda que o investimento no setor logístico esteja aumentando a cada ano, nem sempre fica claro quais os pontos que realmente podem fazer a diferença.
Dessa forma, empresas têm se esforçado para agregar qualidade em seus serviços. Elas entendem que essa qualidade na entrega permite que todo o seu negócio concorra de forma produtiva e eficiente. E a maneira mais eficiente para fazer isso é por meio do gerenciamento do setor logístico.
Sendo assim, a parte do gerenciamento da cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla o fluxo direto e reverso eficiente e eficaz dos serviços passou a ser um componente cada vez mais importante para atestar qualidade e satisfação de clientes. Isso é feito por meio de uma gestão eficiente do armazenamento de bens, serviços e informações relacionadas entre o ponto de origem e o ponto de consumo, a fim de atender aos requisitos dos clientes.
Embora cada empresa tenha necessidades diferentes (e, portanto, diferentes estratégias de logística), certas estratégias funcionam em todos os aspectos. Elas ajudam os gestores na difícil tarefa de manter processos de negócios sustentáveis, melhorando todo o processo logístico e a eficiência de uma empresa como um todo.
Gestão de estoque
Quanto melhores são suas práticas de gerenciamento de estoque, mais precisas e úteis essas informações se transformam para ajudar seu negócio. Ou seja, conhecer seu estoque e como ele é gerenciado ajuda sua empresa a atender aos pedidos de hoje e crescer para atender aos de amanhã.
E um dos aspectos mais frustrantes do gerenciamento de estoque é gerenciar um estoque que não existe mais. Perda ou depreciação de estoque impactam em todos os pontos do supply chain. Danos, quebras e pequenos furtos são todas as razões pelas quais um produto não está mais em sua posse, mesmo que seu inventário diga que deveria estar.
Quando isso ocorre, significa que seu sistema de gerenciamento de estoque provavelmente terá “fantasmas”, que são os itens que aparecem em seu estoque, mas não estão na prateleira do armazém esperando para serem enviados. Zerar esse tipo de ocorrência, portanto, é fundamental para não comprometer as demais pontas da cadeia de suprimentos.
Mas, uma boa gestão de estoque não se trata apenas da tecnologia que você usa, mas também das práticas que você segue para organizar seu estoque e garantir a eficiência do armazém. Por isso, é preciso ter em mente alguns pontos a serem seguidos e, assim, aumentar a eficiência da gestão do seu estoque.
- Monitore a demanda de perto para evitar rupturas. Para cada produto identificado, use modelos de previsão de demanda que analisam dados históricos e sazonais de vendas para prever a demanda nos próximos meses.
- Audite seu estoque de inventário regularmente. Essas verificações podem ser feitas de maneira física e cíclica, em intervalos de tempo que variam de acordo com sua demanda.
- Acompanhe a expiração do produto por número de lote. Para identificar quais produtos chegaram primeiro, use o rastreamento de lote. Nesse método, os produtos com a mesma data de validade são agrupados e atribuídos a um código de lote exclusivo. O rastreamento de estoque por número de lote ajuda a identificar os itens de estoque que ficam mais tempo nas prateleiras.
Além disso, um gerente de estoque pode rastrear automaticamente os níveis de estoque existentes por meio de softwares especializados, Com isso, pode aumentar as faturas de compra para pedidos novos e repetidos, categorizar produtos em vários lotes, criar relatórios em tempo real e monitorar o movimento do estoque. Esses softwares também permitem definir pontos de reabastecimento automáticos para ajudar a evitar rupturas de estoque.
Planejamento logístico
O planejamento desempenha um papel muito importante na logística, já que as empresas devem adquirir ou fabricar suas mercadorias com bastante antecedência, de acordo com a demanda do consumidor. Nesse contexto, é preciso implementar um planejamento logístico eficaz para se manterem competitivas e garantirem estabilidade.
Isso devido ao fato de que a gestão logística adequada garante que as empresas possam atender tanto à demanda quanto às expectativas dos consumidores. Por isso, é importante que vendas e operações estejam alinhadas para evitar erros que comprometem toda a cadeia de suprimentos. Além disso, a pandemia forçou as organizações a confiar mais no planejamento logístico para acompanhar as mudanças nas demandas e fornecer itens essenciais aos clientes.
Embora as variáveis disruptivas possam ser ambientais, geopolíticas ou tecnológicas, elas podem perturbar as redes logísticas. Para lidar com as interrupções no gerenciamento de logística, algumas práticas recomendadas precisam ser usadas para aumentar a escalabilidade, manter a entrega e limitar os atrasos no serviço.
- Melhore a experiência do cliente. O planejamento logístico ajuda a fornecer um serviço rápido e bom. Uma estratégia de planejamento pode tentar constantemente melhorar os processos de transporte e eliminar qualquer interrupção, pois entregas atrasadas podem levar a um cliente desapontado.
- Otimização dos custos operacionais. Um bom planejamento permite que as empresas obtenham visibilidade clara de suas operações, melhorem o relacionamento com os clientes e reduzam a necessidade de manter estoques em excesso. Isso ajuda a aumentar a taxa de atendimento de pedidos, o que aumenta a lucratividade da empresa.
- Maior produtividade e eficiência na entrega. A logística se concentra em otimizar as operações e melhorar a eficiência sem afetar as margens de lucro. Ao reduzir o desperdício de recursos, a produtividade da entrega é garantida sem comprometer o desembaraço de mercadorias. A gestão logística pode atender aos padrões de qualidade, reduzir falhas, defeitos e desvios para garantir que a produtividade da entrega não seja afetada.
- Planejamento inteligente de rotas. As mercadorias devem ser entregues de forma eficiente e tranquila, respeitando as normas de segurança rodoviária e os prazos estabelecidos. O planejamento inteligente de rotas permite a fácil seleção das melhores rotas, ajuda a evitar engarrafamentos, facilita o monitoramento do status de motoristas e veículos, reduz os quilômetros vazios e garante que as mercadorias cheguem intactas e dentro do prazo aos clientes. Isso garante uma boa taxa de atendimento e satisfação do cliente.
Dessa forma, as empresas devem implementar as melhores práticas de planejamento logístico para aumentar o desempenho operacional com base na coordenação adequada dos processos e na troca de informações relevantes.
Transporte
Na logística de transporte, cada quilômetro e cada minuto são importantes. Lentidão e ineficiências se agravam. Embora alguns custos operacionais da cadeia de suprimentos não possam ser reduzidos significativamente, a logística de transporte oferece oportunidades para reduzir tempo, dinheiro e uso de combustível desnecessários. Aumentar a eficiência do transporte do seu supply chain é uma das melhores maneiras de reduzir o custo total do negócio.
Para isso, pequenas melhorias na eficiência do transporte da cadeia de suprimentos podem ter um enorme impacto. Hoje, é imperativo que as empresas acompanhem as demandas do setor e implementem continuamente estratégias para aumentar sua produtividade e eficiência gerais.
Assim, o gerenciamento de transporte não é mais apenas movimentar cargas a um custo menor. A tecnologia avançou e a estrutura da cadeia de suprimentos não é mais linear. Juntamente com estruturas complexas, muitos outros fatores estão obrigando os embarcadores a melhorar seus serviços para obter uma vantagem competitiva no mercado.
Os avanços tecnológicos na indústria de comunicação e transporte podem ajudar a trazer sustentabilidade e adaptabilidade nas redes de transporte. Um dos trabalhos mais significativos pertence aos gerentes de transporte, pois eles podem incentivar e anunciar a compra e a adaptação de tecnologias que apoiam veículos mais limpos e ecológicos e tecnologias ecologicamente corretas. As vantagens potenciais incluem:
- Emissões reduzidas
- Menores despesas com veículos
- Menor consumo de combustível
Além disso, a otimização de rotas pode ajudar sua empresa a determinar as melhores para seus motoristas de entrega. Isso não significa necessariamente que você precisa encontrar as rotas mais curtas; a chave é minimizar o tempo total de condução ao fazer paradas. Depende de várias variáveis, incluindo:
- Horário do motorista
- Tráfego congestionado
- Janelas de tempo de entrega
- Localização do hub e/ou proximidade do motorista
- Distância entre as paradas
- Capacidade de carga do veículo (volume e/ou peso)
- Acidentes de trânsito
Ao encontrar maneiras de aumentar a eficiência do transporte, você pode ajudar a planejar um futuro mais tranquilo e sustentável com um custo total de negócios mais baixo.
Logística integrada
Como em qualquer setor, contar com especialistas é sempre uma vantagem. Quando pensamos em logística, o 4PL aparece justamente para ser esse fornecedor qualificado. A logística integrada é um tipo de 3PL autorizado a subcontratar uma parte de suas responsabilidades. Espera-se que um 3PL forneça todos os serviços contratados por meio de recursos próprios. Quando o 3PL terceiriza qualquer parte de seus deveres para uma parte separada, eles se tornam um 4PL.
Contratar serviços de logística é uma decisão de negócios que normalmente é impulsionada por considerações econômicas ou de recursos. Uma empresa que não tem recursos ou capacidade para realizar as tarefas de logística contratará um parceiro para armazenar ou movimentar mercadorias, receber e atender os pedidos ou o que for necessário para concluir as transações do negócio.
Outras empresas podem descobrir que um parceiro especializado em transporte, armazenamento ou atendimento ao cliente pode fazer o trabalho de forma mais econômica. Porém, deixando que um só fornecedor cuide de todo o supply chain, a eficiência é otimizada, pois haverá melhorias em todas as pontas da cadeia de suprimentos. O 4PL é, assim, uma forma inovadora de terceirização e ganhou popularidade nos últimos anos.
O 4PL também ajuda as organizações a gerenciar melhor o fornecimento de matéria-prima de entrada, a logística dinâmica e a logística orientada pela demanda. A Vendemmia, por exemplo, é uma empresa especializada em logística integrada que possui contatos que, além de toda a experiência no segmento, permite garantir aos seus clientes que os problemas sejam resolvidos de forma eficiente.
A Vendemmia hoje é a única do setor que consegue operar por meio do 4PL com estruturas próprias, ou seja, armazém, transportadora e importação próprias, maximizando os ganhos dessa cadeia por meio de benefícios tributários, financeiros e aduaneiros. Isso além da nossa plataforma tecnológica, a Vendemmia Analytics, que agrega em um único ambiente toda a visibilidade dessa cadeia.
Desta maneira, a eficácia é aumentada, pois as áreas podem tomar decisões baseadas em dados confiáveis e totalmente direcionados ao que realmente importa para cada setor. Além disso, a Vendemmia Analytics consegue, sozinho, dar conta de todas as informações necessárias, criando uma facilidade que antes não era possível.